INSS retoma atendimento em oito agências do Rio de Janeiro; saiba quais são

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 190 agências voltam a oferecer as perícias médicas nesta quarta-feira (23). Oito unidades do Rio de Janeiro estão prontas para realizar as perícias, porém, ainda é necessário esperar pelo retorno dos médicos.

INSS retoma atendimento em TRÊS agências do Rio de Janeiro; saiba quais são
INSS retoma atendimento em oito agências do Rio de Janeiro; saiba quais são (Foto: Antonio Cruz/ Arquivo Agência Brasil)

351 peritos médicos federais retomaram as atividades, podendo atender 3.059 perícias presenciais, na terça-feira (22). A expectativa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho era que 486 médicos voltassem para o atendimento presencial.

Com a volta dos médicos, 110 agências puderam oferecer a perícia médica, sendo que 148 estavam com agenda aberta. Nesta quarta-feira, o número de agências com atendimento presencial que oferece perícia médica cresceu e conta com 190 unidades.

Devido à falta dos 135 médicos, muitos segurados não puderam ser atendidos. A falta foi justificada pela falta de condições sanitárias nas unidades. Desde dia 14, os médicos peritos defendem que poucas agências foram aprovadas na vistoria.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho não informou se foram descontadas as horas não trabalhadas pelos peritos. Na sexta-feira (18), apenas 34 médicos retornaram aos atendimentos presenciais.

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), apenas 87 agências do Instituto Nacional do Seguro Social foram aprovadas pelo ANMP para o retorno das perícias médicas. Com isso, há uma enorme disparidade entre as vistorias realizadas pelo INSS e pela ANMP.

O Instituto afirma que 148 unidades passaram por adequações e estão prontas para serem usadas. Por esse motivo, não há justificativa para o não atendimento das perícias nesta semana.

Atualmente, o INSS conta com 600 mil pedidos de segurados na fila de espera por uma perícia médica.

O Instituto também informou que dos 3.500 profissionais da categoria, somente 2.100 deverão voltar ao atendimento presencial, já que os demais fazem parte do grupo de risco.

Rio de Janeiro

Oito agências do Rio de Janeiro estão fazendo atendimento presencial de perícia médica. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as vistorias continuam e a expectativa é que até a quinta-feira (24) játenham sido finalizadas. Veja abaixo as unidades:

  • Avenida Brasil (Irajá);
  • Itaboraí;
  • Macaé;
  • Niterói (Bairro de Fátima);
  • Praça da Bandeira;
  • Paracambi;
  • São Gonçalo (Paraíso);
  • São Pedro da Aldeia.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.