Oportunidade para os jovens vestibulandos. Os estudantes cadastrados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Itapetininga, Sorocaba e Jundiaí (SP) passaram a ter acesso a um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gratuito. O treinamento está sendo ofertado pelas próprias Etecs e deverá contemplar mais de 35 mil pessoas. Abaixo, explicaremos todo o processo de cadastramento, confira.
Se você habita nessas regiões acima e está cursando o terceiro ano do ensino médio, fique atento.
As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) regionais estão ofertando bolsas de estudos para um curso de preparação para o Enem. Para poder participar, é preciso acessar a plataforma educacional desenvolvida pelo Centro Paula Souza (CPS) e fazer um cadastro online.
Sobre as inscrições
O calendário de solicitações e cadastramento já começou e deverá se estender até o fim do ano. Para ser um candidato, o aluno deverá fazer login ou criar uma conta no site e conformar suas informações pessoais.
Além de fornecer seus dados de identificação, endereço, meios de contato, entre outras coisas, será necessário também confirmar que está matriculado em uma Etec.
Para isso, basta entrar em contato com a instituição de vínculo e solicitar um requerimento de matrícula. Mediante a pandemia do novo coronavírus, o procedimento está sendo feito online para evitar riscos de infecção.
Sobre o cursinho para o Enem
Após a solicitação e conformação da bolsa de estudos, o vestibulando passará a ter acesso a todo o conteúdo criado para o programa. Serão ofertadas vídeo aulas, apostilas com exercícios e demais meios de conteúdo.
Além disso, inicialmente ele receberá um vídeo explicando todo o passo a passo para a orientação educacional de cada Etec. Em caso de dúvidas, contará também com um centro de atendimento digital para poder otimizar seu acesso na plataforma.
De acordo com a comissão, até o momento já foram gravadas mais de 3 mil aulas e desenvolvidos mais de 12 mil exercícios, incluindo provas de simulação, para que os bolsistas consigam chegar o mais próximo possível da realidade do Enem.
Os professores informaram ainda que a metodologia adotada para a avaliação dos estudantes foi a da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é a mesma usada no Enem.