Academias de Recife estão autorizadas a reabrir; saiba como será a prevenção!

Em Pernambuco, flexibilização da quarentena alcança mais um passo. A partir desta quinta-feira (03), os moradores do Recife poderão voltar a frequentar academias e demais espaços públicos para a realização de exercícios. Ao todo, o cronograma conta com a reabertura gradual de 18 unidades, mediante o cumprimento de protocolos especiais de segurança. Saiba como será o novo funcionamento.  

Academias de Recife estão autorizadas a reabrir; saiba como será a prevenção! (Imagem: Google)
Academias de Recife estão autorizadas a reabrir; saiba como será a prevenção! (Imagem: Google)

Vivenciando a oitava fase do Plano de Convivência com a Covid-19, a prefeitura do Recife passou a liberar as atividades físicas em espaços públicos e privados.

Nas redes privadas, será necessário cumprir uma série de normas, como um controle total de clientes por ambiente, higienização, disponibilização de álcool e gel.  

Além disso, não será possível tomar banho e os bebedouros coletivos foram retirados. Cada cidadão deverá levar sua garrafa de água e a higienização pós treino deverá ser feita fora do espaço. O uso de máscaras permanece obrigatório e os servidores terão de limpar os equipamentos ao fim do treino de cada aluno.  

Academias públicas 

Nas chamadas academias da cidade a reabertura acontecerá gradualmente. Hoje, ainda pela manhã, as unidades da Mustardinha (Zona Oeste do Recife) já voltaram a funcionar. A noite será a vez do bairro de Santo Amaro, localizado no centro da cidade.

Segundo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), a retomada seguirá um calendário específico para evitar que aglomerações sejam formadas. Os espaços contam com a participação de mais de 100 mil pessoas e por isso deverá reabrir separadamente.  

“A gente fez o distanciamento das máquinas, afastamos um pouquinho umas das outras. Todos os alunos que chegam vão ganhar um borrifador com álcool e um paninho. Terminou a aula ele joga fora o paninho e devolve o borrifador. Também vai fazer a aferição da temperatura na entrada”, explicou Yane Marques, secretária executiva de esportes do Recife. 

As unidades funcionarão das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h, de segunda a sexta, e das 6h às 10h aos sábados.  

“Agora, a gente vai funcionar com metade da capacidade das turmas. São 18 alunos para a gente conseguir respeitar essa regra do distanciamento. Gradualmente a gente vai sentindo essa resposta e vai flexibilizando mais“, completou Marques.  

Confira o calendário de reabertura:  

  • Quinta (3) – Mustardinha (manhã) e Santo Amaro (noite) 
  • Sexta (4) – Guabiraba (manhã) e Casa Amarela (noite) 
  • Sábado (5) – Barro (manhã) 
  • Terça (8) – Coque (manhã) e Lagoa do Araçá (noite) 
  • Quarta (9) – Engenho do Meio (manhã) e Torre (noite) 
  • Quinta (10) – Ibura (manhã) e Água Fria (noite)  
  • Sexta (11) – Ipsep (manhã) e Hipódromo (noite)  
  • Sábado (12) – Várzea (manhã)  
  • Segunda (14) – Santana (manhã) e Jaqueira (noite)  
  • Terça (15) – Boa Viagem (manhã) e Macaxeira (noite) 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.