Profissionais de eventos fazem manifestação pedindo volta do setor em Pernambuco

Em processo de recuperação da pandemia, governo de Pernambuco deverá dar assistência ao setor de eventos. Nessa terça-feira (2), a praça do Derby, localizada na região central do Recife, recebeu uma manifestação dos profissionais de eventos que clamavam pela retomada das atividades. Muitos alegaram que estão sem fonte de renda desde o mês de março e precisam ter ao menos uma esperança para se manter nesse período de crise.   

Profissionais de eventos fazem manifestação pedindo volta do setor em Pernambuco
Profissionais de eventos fazem manifestação pedindo volta do setor em Pernambuco (Imagem: Reprodução/G1)

O estado de Pernambuco foi um dos primeiros a aderir ao isolamento social. Ainda no mês de março, quando detectado o primeiro caso de covid-19, a gestão estadual optou por paralisar as atividades que gerassem aglomerações acima de 50 pessoas, fazendo com que o setor de eventos ficasse paralisado.  

No entanto, meses se passaram e até o momento não houve nenhum diálogo com essa categoria. Insatisfeitos e gravemente afetados pela decisão pública, os profissionais ocuparam as ruas pedindo para que os eventos pudessem voltar a ser realizados.  

A manifestação contou com cartazes, muitos estavam fantasiados e apresentavam pedidos de visibilidade.

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o protesto saiu do Derby por volta das 10h30 e se dirigiu até o Palácio das Princesas, no centro da cidade.  

Entre os manifestantes, estava o Palhaço Ronne. Segundo ele, sua agenda ficou totalmente travada, tendo em vista que o governo proibiu a realização dos eventos. Mediante a publicação do decreto, ainda em março, suas festas foram reduzidas de 20 mensais para 0.  

“Nesse momento pandêmico, a gente parou. Muitas pessoas dependem dessa fonte de renda”, disse o profissional.  

Outro grupo também insatisfeito foram os profissionais do setor de buffets. Alguns alegaram que tiveram prejuízos com a suspensão de contratos, outros conseguiram remarcar as festas, mas ainda assim, sem previsão do retorno, fica difícil manter os clientes.

“O último evento que eu fiz foi em março. Alguns adiaram e outros cancelaram“, disse a empresária Ana Paula Góes. 

Resposta do governo de Pernambuco 

Questionada pelo portal G1, a Casa Civil informou que está trabalhando para que esse setor volte a funcionar.

De acordo com Eduardo Figueiredo, secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento “protocolos de retomada da atividade estão sendo analisados e discutidos no Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus”. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.