Foi infectado pela Covid-19? Sua entrada está garantida em Fernando de Noronha

Brasileiros infectados pelo covid-19 terão acesso liberado em Fernando de Noronha. Após passar por um período de 5 meses sem receber turistas, o arquipélago voltará a realizar suas atividades. A decisão foi publicada pelo governo de Pernambuco, que optou por, inicialmente, permitir a entrada na ilha apenas daqueles que já foram diagnosticados e curados pelo covid. Dessa forma, na hora do desembarque, será preciso apresentar uma série de testes para comprovação.   

Foi infectado pela Covid-19? Sua entrada está garantida em Fernando de Noronha (Imagem: Google)
Foi infectado pela Covid-19? Sua entrada está garantida em Fernando de Noronha (Imagem: Google)

Localizada no litoral pernambucano, a Ilha de Fernando de Noronha é um dos principais destinos turísticos do país. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, precisou fechar suas fronteiras para qualquer atividade exterior, tendo em vista a necessidade de controlar o número de infectados.  

Após 5 meses paralisada, o governo anunciou sua abertura gradual. O processo será iniciado a partir desta terça-feira (01) e contará com uma série de regulações e normas, como a entrada apenas de pessoas já infectadas. 

“Neste primeiro momento, apenas quem já teve diagnóstico positivo para Covid-19 terá acesso ao arquipélago. Para isso, será necessário anexar, junto ao pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), uma comprovação de que já teve a doença”, diz anota do governo de Pernambuco.  

De acordo com os gestores, a decisão tem como finalidade reduzir o número de risco de contaminação. Foi alegado que, aqueles que já tiveram a doença e se curaram, apresentam uma probabilidade menor de reter a doença, tendo em vista que até o momento no Brasil não foram divulgados casos de segunda infecção.  

Testes para comprovação 

Para poder entrar na ilha, será preciso apresentar um comprovante com o laudo médico. Até o momento estão sendo aceitos dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência, ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque; e o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque.  

Já no caso dos testes rápidos, feitos em aeroportos, postos médicos, entre outros, não serão considerados válidos, uma vez que não garantem que o cidadão passou pelo tratamento e cura da doença.  

Covid-19 em Noronha 

Nesse momento, Noronha já contou com 93 casos de covid, sendo 42 identificados pelo estudo epidemiológico que está sendo realizado na ilha.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.