Projeto Jovem Aprendiz de Pernambuco capacita estudantes por meio de cursos online

O Programa Jovem Aprendiz de Pernambuco suspendeu as atividades em suas unidades físicas devido ao isolamento social proposto para diminuir a disseminação do novo coronavírus, mas está oferecendo oportunidades online.

Projeto Jovem Aprendiz de Pernambuco capacita estudantes por meio de cursos online
Projeto Jovem Aprendiz de Pernambuco capacita estudantes por meio de cursos online (Imagem: Reprodução Google)

Para dar continuidade ao Programa Jovem Aprendiz de Pernambuco,  autoridades encontraram uma forma para continuar o aprendizado dos estudantes trabalhadores através da plataforma online Edulivre.

Segundo informações obtidas no site de ensino, os alunos terão 4 meses de acesso a conteúdo online e encontros virtuais semanais com educadores para discutir os tópicos propostos no plano de ensino.

O objetivo da ação é fazer com que o jovem que estava em desenvolvimento continue aprendendo, ainda que em ambiente digital.

Para organizar o material pedagógico e garantir o aproveitamento dos conteúdos, o grupo de 80 alunos, com idades entre 17 e 23 anos, serão divididos em quatro grupos de 20 indivíduos cada.

Segundo a organização do projeto, serão disponibilizados créditos para que os jovens tenham acesso a internet e estável e possam acompanhar as aulas.

Os alunos poderão acessar a plataforma Edulivre através do celular para estudar.

O impacto do coronavírus em Pernambuco

Já são mais  de  100 novos casos de COVID-19 em Pernambuco e mais de 122 óbitos em todo o estado. De acordo com informações oficiais do Ministério da Saúde, a região já soma 37.507 casos e 3.134 óbitos relacionados a pandemias.

Os dados divulgados ontem, dia 4 de maio, informam também que a taxa global de ocupação de leitos para o coronavírus chegou a 78% .

Desse percentual estão pacientes ocupando 97% das vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 68% das enfermarias.

Uma informação positiva é que Pernambuco já registrou mais 20.375 pacientes recuperados do novo coronavírus.

Até o momento da divulgação dos dados, a doença já estava presente e 164 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, que voltou a registrar novos casos de pessoas infectadas.

Ao todo, houve registro de 30 casos do vírus na ilha, dos quais 28 já estão recuperados.

De acordo com a  Administração de Fernando de Noronha, serão realizados testes em massa em mais de 900 moradores e os resultados servirão de orientação no plano de combate à pandemia. Esse estudo também servirá de guia para a possível retomada da economia local.

As praias de Fernando de Noronha estão liberadas apenas para moradores desde o último dia 25 de maio, desde que com respeito ao distanciamento social de 2 metros. Para evitar aglomerações e novos contágios o Aeroporto Wilson Campos segue fechado para voos comerciais por tempo indeterminado.