Investidores de bitcoins poderão utilizar criptomoeda para fazer compras no Ifood e no Rappi. Nessa semana, a empresa brasileira Bitfy anunciou sua nova parceria com o dinheiro digital, permitindo que seus usuários possam utiliza-lo paga pagamentos em serviços de aplicativo. O recurso ficará disponível para todas as marcas filiadas a empresa e deverá ampliar a circulação da bitcoin em todo o território nacional.
O Bitcoin nada mais é do que uma moeda digital utilizada para fazer investimentos. Normalmente, seus compradores fazem sua administração por meio de uma carteira digital onde o valor circula.
No entanto, através da Bitfy, as quantias poderão ser transferidas para reais e utilizadas em serviços como o Ifood, Evino, Uber, Rappi, entre outros.
“O cliente compra um vale-compras na Bitfy e, depois, informa o número desse cupom no aplicativo onde está consumindo, na hora de pagar”, explicou Lucas Schoch, fundador e CEO da empresa.
Conversão imediata
Para poder utilizar as moedas, os usuários deverão acessar a carteira digital e notificar o interesse da conversão. Basta selecionar a opção bitcoin-real, no app da Bitfy, para efetuar a transferência. Segundo a empresa, o processo será instantâneo e terá validade imediata, assim como os pagamentos por maquininha de cartão.
“Nessa opção, nosso usuário vai poder ficar em dólares, ao encontro do nosso objetivo de promover prosperidade financeira e permitir que qualquer pessoa, inclusive desbancarizada, consiga ficar pareada em uma moeda menos inflacionada que o real”, diz Schoch.
Taxações da criptomoeda
Ao utilizar o serviço, o investidor deverá pagar uma taxa entre 1% e 1,5%, cobrada pela empresa. A quantia exata vai depender do valor da compra, quanto maior mais barato.
De acordo com o CEO, o preço ainda com as cobranças será positivo tendo em vista que a moeda tem um poder competitivo maior em comparação com as demais modalidades de pagamento.
Outro ponto importante é que a aquisição de bitcoins para a utilização do serviço deve ser feita obrigatoriamente pela Bitfy. Para compras em demais empresas ou investidores, não se poderá aplicar o valor para utilizar o método de pagamento.
A ideia é que a carteira seja atualizada e passe a funcionar com as novas modalidades ainda neste semestre.