O Senai-BA está ofertando mais de três mil vagas gratuitas nos cursos à distância. As inscrições vão até o dia 30 de agosto (hoje), e são nove cursos disponíveis. As vagas são voltadas para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
O processo seletivo para as 3.150 vagas gratuitas ofertas pelo Senai-BA estão com inscrições abertas até ser atingida a quantidade máxima de 10 (dez) inscrições (candidatos) por vaga.
Os cursos são voltados para a qualificação profissional e, por isso, são para pessoas de baixa renda com idade a partir de 15 anos e ensino médio incompleto.
A previsão do Senai da Bahia é que as aulas iniciem entre os meses de setembro e outubro. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus as aulas, provavelmente, irão acontecer na modalidade EAD (ensino à distância).
No dia 21 de setembro 1.800 candidatos iniciarão os estudos e os demais, 1.350 começarão a ter aulas no dia 13 de outubro. Veja abaixo os cursos com vagas gratuitas:
- Almoxarife – 160h;
- Assistente de Contabilidade – 160h;
- Assistente de Controle de Qualidade – 180h;
- Controlador e Programador de Produção – 160h;
- Desenhista Mecânico – 200h;
- Desenhista Técnico em Edificações – 160h;
- Inspetor da Qualidade – 160h;
- Operador de Computador – 160h;
- Operador de Telemarketing – 160h.
As inscrições são online, através do portal do Senai-BA. Antes da inscrição os candidatos precisam realizar um curso preparatório para EAD, durante os dias 01 e 07 de setembro, dentro do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Caso esteja apto poderá finalizar a inscrição.
Documentos para a inscrição dos cursos gratuitos do Senai-BA
As aulas serão ministradas através do AVA e, portanto, os estudantes precisam ter computador, um pacote Office e acesso à internet. Além disso, precisa apresentar os seguintes documentos no processo de inscrição:
- Atestado de conclusão ou histórico escolar do Ensino Médio, ou comprovante de que está cursando o Ensino Médio, ou equivalente, conforme requisito do curso;
- Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF).