Atenção, moradores do Rio de Janeiro! A Enel Distribuição Rio agora oferecer aos endividados com a empresa a opção de parcelar as contas de luz em atraso em até 10 vezes sem a cobrança de juros. A negociação do débito pode ser feito pela internet e o pagamento adicional vem na própria fatura mensal.
Quem deseja realizar o parcelamento tem até o final de setembro para negociar com a empresa. A transação pode ser efetuada por meio do aplicativo Enel Rio, disponível para iOS e Android. O app pode ser baixado gratuitamente pelo Portal de Negociação, no site da empresa.
A Enel divulgou em março uma resolução que suspende os cortes de energia para os consumidores por falta de pagamento, por consequência da pandemia de coronavírus. A decisão havia sido prorrogada até 31 de julho.
Para interromper o fornecimento, os consumidores devem ser informados novamente sobre contas pendentes antes de o corte ser realizado — mesmo que a distribuidora já tenha feito a notificação anteriormente.
A suspensão do fornecimento de energia não é válida para as famílias de baixa renda beneficiadas pelo programa Tarifa Social. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que essas famílias serão beneficiadas até o final de 2020.
O corte de energia não pode ser efetuado nas sextas-feiras, nos sábados e domingos e, também, em feriados ou vésperas, conforme a Lei 14.015.
Atendimento presencial na Enel
No Rio de Janeiro, a Enel Distribuição atende a 2,7 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos.
Aos sábados, a empresa realiza atendimento presencial em 14 lojas. Caso o cliente opte por essa modalidade, os serviços estarão disponíveis das 8h às 12h. Confira a seguir em quais municípios as lojas da Enel vão ficar abertas:
- Angra dos Reis
- Araruama
- Cabo Frio
- Itaboraí
- Itaperuna
- Macaé
- Magé
- Maricá
- Niterói
- Petrópolis
- Resende
- Rio das Ostras
- São Gonçalo
- Saracuruna
Os serviços podem ser acessados a partir do cadastro com os dados do cliente no site da empresa. Nele é possível escolher o número de parcelas e o valor da entrada que quer pagar.
Segundo a empresa, a proposta é oferecer um canal rápido e de fácil utilização. A Enel não informou o número ou percentual de clientes inadimplentes.