As mudanças da data de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foram realizadas por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. No entanto, não foi apenas o calendário que precisou ser alterado para se adaptar a nova realidade do país.
As provas, que normalmente são realizadas no mês de novembro, serão feitas nos dias 17 e 24 janeiro, na versão impressa que já é conhecida pelos estudantes. Já o exame digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Os candidatos terão de se adaptar para fazer a prova de acordo com as normas sanitárias descritas no edital
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep), que é responsável pelo exame, continuou com o horário de abertura dos portões ao meio-dia e fechamento às 13h, horário de Brasília.
Regras sanitárias da prova do Enem
No dia da realização da prova os estudantes devem levar o cartão de identificação e um documento original com foto.
A aplicação da prova vai começar às 13h30 e vai terminar às 19h no primeiro dia, e encerra às 18h30 no segundo dia.
O uso de envelopes para que sejam guardados os pertences dos estudantes continua, e a proibição de aparelhos celulares e o uso de bonés e relógios permanecem.
Agora, os estudantes devem fazer o uso de máscara durante todo o tempo de realização do exame. Sendo assim, desde o momento da entrada até a saída, e o equipamento de proteção deve cobrir totalmente o nariz e a boca.
Os candidatos podem levar máscara reserva para troca durante a aplicação. O descarte da máscara de proteção contra a covid-19 durante a aplicação das provas, deve ser feito pelo participante de forma segura nas lixeiras
Antes de entrar na sala, no momento de identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador.
Os estudantes podem ir ao banheiro, porém, o participante vai ser acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a covid.
A higienização deve ser feita ao entrar e sair do banheiro e durante toda a aplicação do exame com álcool em gel.
Já a vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a doença.
Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel.