PONTOS CHAVES

  • Cursos preparatórios podem te ajudar a se sair melhor nas provas do Enem
  • Projeto Protagonize Futuro e Centros Universitários – UniFAJ e UniMAX oferecem duas opções de curso preparatório
  • Enem 2020 será realizado no início do próximo ano

Vai fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 e está querendo se preparar melhor? Nesta matéria, traremos duas opções de cursos preparatórios que podem ser interessantes para você! Confira.

publicidade
Enem 2020: Conheça DOIS projetos que oferecem curso preparatório gratuito
Enem 2020: Conheça DOIS projetos que oferecem curso preparatório gratuito (Imagem FDR)
publicidade

Projeto Protagonize Futuro

O projeto “Protagonize Futuro” está oferecendo um curso preparatório gratuito para o Enem somente para alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio na rede pública da Grande João Pessoa.

O curso possui 50 vagas e os interessados precisam se inscrever até dia o 28 deste mês. As inscrições são realizadas através do site do projeto, e o curso conta com 20 voluntários que se uniram para ajudar os jovens a irem bem no Enem.

O curso é totalmente gratuito e sua equipe é formada por professores especializados em cada área. As aulas devem ser ministradas aos sábados no período da manhã.

Centros Universitários – UniFAJ e UniMAX

Os centros universitários UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e EAD UniFAJ lançam nesta quarta-feira (19), um curso preparatório para o Enem totalmente online, gratuito e que pode ser cursado por alunos de todo o Brasil.

As cinco áreas de conhecimento que caem na prova do Enem, serão abordadas no curso: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Todo o conteúdo do curso foi concebido e será ministrado por tutores altamente qualificados nos temas propostos. O estudante vai percorrer módulos de estudo que vão sendo liberados a cada dois meses.

O curso está sendo ministrado deste julho e termina em 24 de janeiro de 2021 que é o dia da última prova do Enem, segundo o calendário do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O aluno que participar do curso vai receber um conhecimento no mesmo nível de um estudante universitário, e ao final do curso todos recebem um certificado com peso de um Centro Universitário de excelência.

Esta formação já era oferecida no formato presencial para a população dos municípios da região de Jaguariúna, Indaiatuba e Holambra, todos localizados no interior do estado de São Paulo.

Com o desejo de que os alunos não deixassem de aprender por conta da pandemia, o Grupo realizou todas as adaptações para transformar o curso e deixá-lo totalmente digital. O formato digital ajudou a incluir alunos de todo o Brasil já que agora tudo é feito pela internet.

Estas aulas dadas gratuitamente pelas instituições mostram também o apoio a àqueles que estão desempregados.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em junho, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) houve aumento do desemprego em 12,9% no trimestre encerrado em maio. Para saber mais detalhes do curso acesse este link.

As instituições

A UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e EAD UniFAJ, integram o grupo educacional que atua no mercado há mais de 20 anos oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, MBA, extensão e especialização, na modalidade presencial e a distância.

Datas do ENEM 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março
Enem 2020: Cuiabá oferece curso online e gratuito para melhorar sua redação
Enem 2020: (Imagem: Reprodução Google)

Pandemia eleva os custos do ENEM 2020

Em decorrência da pandemia, o MEC solicitou ao governo federal um aumento de R$ 70 milhões para a execução do Enem 2020.

As principais mudanças são:

  • Aluguel de mais salas para dar maior espaçamento entre os alunos
  • Compra de máscaras e materiais de segurança para os aplicadores
  • Oferta de álcool gel
  • Novos protocolos de segurança e identificação dos alunos

Em 2019, o custo do Enem foi de R$ 537 milhões. Para esta edição, com o Enem digital e com aumento de inscritos, o governo projeta  que o valor deve ser maior.

Confira mais detalhes sobre o ENEM

Composição das Provas

Serão quatro provas objetivas cada uma com 45 questões:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias.
  • Ciências humanas e suas tecnologias.
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.
  • Matemática e suas tecnologias.

Redação
A redação será um texto dissertativo-argumentativo que deve ser escrito partindo de uma situação-problema.

Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.