PONTOS CHAVES
- Fies divulga calendário de 2020.2
- Candidatos devem ficar atentos aos documentos solicitados
- Critérios de seleção são alterados pelo governo
- Validação do resultado deve ser feita com o banco
Governo Federal reformula projetos estudantis. Se você deseja entrar em uma universidade particular, mas não obtém recursos financeiros, fique atento as normas e calendários dos programas de ensino financiados pelo poder público. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já informou os prazos para as seleções de 2020.2.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um projeto do governo federal que tem como objetivo permitir que estudantes de baixa renda possam se matricular nas universidades privada.
Temporariamente, o projeto custeia todas as mensalidades da instituição, cobrando ao aluno a devolução desse valor com um prazo de até 14 anos após sua formatura.
Quem pode participar do Fies
Para poder participar do Fies, o ponto mais importante é ter realizado a prova do Enem. Atualmente, o tempo de validade do exame é até o ano de 2010, exigindo uma média de até 450 pontos na prova geral e não podendo ter tirado 0 na redação.
Além da avaliação, há uma outra série de critérios para a validação da inscrição. Os candidatos precisam ter uma renda per capita de até 3 salários mínimos, e não podem apresentar histórico de dívidas em programas de financiamento estudantil.
É válido ainda ressaltar que, mesmo os inscritos no Programa Universidade Para Todos (ProUni) têm o direito de participar do Fies, desde que a seja para tenta a mesma graduação e o valor da mensalidade não ultrapasse a soma do ProUni.
Datas do Fies 2020/2
- Inscrições: 28 a 31 de julho
- Resultado: 4 de agosto
- Complementação das informações: 4 a 6 de agosto
- Lista de espera: 4 a 31 de agosto
Como se inscrever no Fies?
Para poder se candidatar é preciso ficar atento aos prazos do projeto. Normalmente, são realizadas duas seleções por ano, sendo a primeira no mês de janeiro e a segunda em julho.
O processo de inscrição é feito todo online, pelo site do FiesSeleção, onde o usuário deverá conectar seu login por meio do CPF e senha registrados no Enem. Veja o passo a passo:
- Acesse o site do fies e clique em ‘minha inscrição > primeiro acesso’;
- Depois informe o número do seu CPF e data de nascimento. Automaticamente o portal irá se conectar com seu registro do enem e você deverá informar a senha de acesso para receber o link de ativação da inscrição;
- Basta clicar no link enviado, conformar a solicitação e seguir as orientações repassadas;
- Feito isto, volte a página do Fies, selecione a opção ‘já sou cadastrado’ e informe o número do CPF e senha registrados anteriormente;
- Preencha os dados dos membros familiares, informe as documentações solicitadas e o número total de sua renda;
- Depois, basta escolher o curso de preferência, podendo tentar até três oportunidades.
Para 2020, o Fies está ofertando 100 mil vagas, de acordo com o MEC. Dessa forma, o nível de prioridade dos aceitos leva em consideração os seguintes pontos:
Regiões Prioritárias
Avalia as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste.
Cursos prioritários
Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades.
Prioridade para cursos com melhores notas
Nesse caso, a seleção varia de acordo com a média das instituições, determinadas pelo MEC. Ao todo, a divisão ocorre a partir dos conceitos abaixo:
- Conceito 5: 35% das vagas
- Conceito 4: 30% das vagas
- Conceito 3: 25% das vagas
- Cursos recém autorizados: 10% das vagas
Resultado do Fies
O resultado do programa é divulgado também na página e o candidato deve ficar atento as listas de espera. Sendo aceito, ele deve fazer sua pré-inscrição pela internet.
Depois precisa ir até o centro de ensino e procurar pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para concluir a análise de seus documentos. Por fim, basta ir até o banco, apresentar o contrato e valida-lo.