Governo Federal divulga um novo Black Friday para impulsionar o comércio. Mesmo em uma realidade de pandemia, a gestão pública segue decidida em fomentar a econômica federal para minimizar os impactos da crise gerada pelo novo coronavírus. Desse modo, a Secretaria Especial de Comunicação Social informou que estará lançando uma nova edição da Semana Brasil.
Trata-se de um evento varejista que oferece uma série de descontos. A Semana Brasil está marcada para acontecer entre os dias 3 e 13 de setembro.
Nela, os comerciantes poderão aplicar descontos em seus produtos para incentivar o consumo dos mesmos. O modelo é similar a Black Friday, realizada anualmente no mês de novembro, mas virou alvo de crítica de especialistas e sanitaristas por ofertar risco de contaminação do codiv-19.
Com o país registrando cerca de 96 mil mortes pela doença, a decisão de aplicar um evento de tamanha magnitude, incentivando a população a sair de casa, tem sido visto como um risco de saúde pública.
No entanto, o governo defende que o projeto tem como objetivo “unir todo o comércio e varejo do país para celebrar a retomada, com segurança, da economia e dos empregos”, segundo nota divulgada pelo órgão.
Mediante as críticas, a assessoria do órgão rebate garantindo que o momento é de estabilização da pandemia e que por isso a Semana Brasil deverá ser realizada.
Trata-se de uma decisão que deseja ofertar oportunidades para o varejo, tendo em vista o período de crise enfrentando nos últimos meses.
“Semana é alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade; e será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio. Com ofertas especiais oferecidas durante o período do evento, espera-se iniciar uma retomada robusta da economia nacional”, disse a nota.
Medidas de segurança na semana Brasil
Para evitar os riscos de contaminação, a Secom reforçou que serão aplicadas uma série de medidas de segurança e higienização nas lojas. Haverá um limite de clientes por espaço e os comerciantes deverão ser orientados sobre esse processo de recepção.
No mais, a campanha terá como mote a ideia de “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego” e tem uma expectativa de venda positiva em comparação ao ano passado.
“Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, explicou o Secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, segundo nota divulgada pelo órgão.