Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização

Nessa segunda-feira (03), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, convocou uma reunião com sua equipe para debater uma proposta de retomada das atividades econômicas. De acordo com o gestor, a decisão só será abraçada caso o balanço desta terça-feira (04) mostre um controle no número de infecções pelo novo coronavírus.   

Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização (Imagem: Reprodução - Google)
Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização (Imagem: Reprodução – Google)

Na tarde de hoje, o prefeito se reunirá com o comitê de enfrentamento da doença para estruturar um plano de ação.

De acordo com Kalil, para que Belo Horizonte flexibilize o isolamento social, será preciso apresentar uma tendência de melhora no enfrentamento da doença.

Em coletiva, ele explicou que os membros de sua equipe de saúde acreditam que a região está entrando em um período de queda do pico central de contaminação e por isso acha necessário começar a avaliar as retomadas econômicas.  

No entanto, o gestor deixou claro que a decisão ainda não pode ser definitiva e que vai variar de acordo com a avaliação feita pela equipe de infectologia da prefeitura. Quanto ao cenário, Carlos Starling, infectologista que compõe o comitê, reforça que:  

“Vai ser decidido ainda e vamos ver o que é possível fazer. As ocupações de enfermaria estão no nível amarelo, tendendo para o verde, a transmissão está no verde e, apesar de a ocupação de UTIs ainda estar no vermelho, tanto a demanda quanto a taxa caíram nos últimos dias”, explicou. 

Comércio de Belo Horizonte por ser reaberto próxima semana 

Segundo ele, ainda há uma grande possibilidade de que as primeiras fases de reabertura do comércio sejam iniciadas na próxima semana, tendo em vista que o pico da pandemia já passou.  

“Parece que o pior momento passou. Ter fechado foi fundamental. Estávamos na fase 2 de reabertura, tivemos que voltar para a zero, e está na hora de a gente analisar a possibilidade de fazer flexibilização. Os dados saem amanhã e vamos reavaliar”, continua.  

Também infectologista, Unaí Tupinambás, diz que para que as atividades sejam retomadas, será preciso desenvolver um controle diário dos números do covid-19. 

“Amanhã vamos falar sobre a situação. Estamos avaliando diariamente os números, a evolução da pandemia”, diz. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.