Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização

Nessa segunda-feira (03), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, convocou uma reunião com sua equipe para debater uma proposta de retomada das atividades econômicas. De acordo com o gestor, a decisão só será abraçada caso o balanço desta terça-feira (04) mostre um controle no número de infecções pelo novo coronavírus.   

Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização (Imagem: Reprodução - Google)
Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização (Imagem: Reprodução – Google)

Na tarde de hoje, o prefeito se reunirá com o comitê de enfrentamento da doença para estruturar um plano de ação.

De acordo com Kalil, para que Belo Horizonte flexibilize o isolamento social, será preciso apresentar uma tendência de melhora no enfrentamento da doença.

Em coletiva, ele explicou que os membros de sua equipe de saúde acreditam que a região está entrando em um período de queda do pico central de contaminação e por isso acha necessário começar a avaliar as retomadas econômicas.  

No entanto, o gestor deixou claro que a decisão ainda não pode ser definitiva e que vai variar de acordo com a avaliação feita pela equipe de infectologia da prefeitura. Quanto ao cenário, Carlos Starling, infectologista que compõe o comitê, reforça que:  

“Vai ser decidido ainda e vamos ver o que é possível fazer. As ocupações de enfermaria estão no nível amarelo, tendendo para o verde, a transmissão está no verde e, apesar de a ocupação de UTIs ainda estar no vermelho, tanto a demanda quanto a taxa caíram nos últimos dias”, explicou. 

Comércio de Belo Horizonte por ser reaberto próxima semana 

Segundo ele, ainda há uma grande possibilidade de que as primeiras fases de reabertura do comércio sejam iniciadas na próxima semana, tendo em vista que o pico da pandemia já passou.  

“Parece que o pior momento passou. Ter fechado foi fundamental. Estávamos na fase 2 de reabertura, tivemos que voltar para a zero, e está na hora de a gente analisar a possibilidade de fazer flexibilização. Os dados saem amanhã e vamos reavaliar”, continua.  

Também infectologista, Unaí Tupinambás, diz que para que as atividades sejam retomadas, será preciso desenvolver um controle diário dos números do covid-19. 

“Amanhã vamos falar sobre a situação. Estamos avaliando diariamente os números, a evolução da pandemia”, diz. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Prefeitura de Belo Horizonte estuda avançar em nova fase de flexibilização

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA