Maranhão inicia volta às aulas presenciais em instituições particulares

Ontem, 03, as escolas particulares do Maranhão voltaram com as aulas presencias para os alunos. Em São Luís, capital, quase todas as instituições de ensino privadas optaram por começar o retorno pelos alunos do terceiro ano do ensino médio. Os outros níveis de ensino devem voltar com as aulas presenciais na próxima semana.

Maranhão inicia volta às aulas presenciais em instituições particulares
Maranhão inicia volta às aulas presenciais em instituições particulares (Imagem: Reprodução Google)

Segundo o Sinpe-MA (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão), o retorno das aulas seguirá rígidos protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), da forma que está no decreto do governo do Maranhão e que trata do retorno das aulas presenciais no estado.

Para a volta às aulas foi adotado o formato híbrido, ou seja, com aulas pela internet e presenciais e a presença nas escolas não é obrigatória. Cerca de 50 escolas representadas pelo Sinpe no estado, optaram por este modelo.

Enquanto isso, na rede estadual do Maranhão, as aulas seguem sem data definida para o retorno após o quinto adiamento feito pelo governo na semana passada.

O protocolo de segurança estabelecido obriga o uso de máscara, suspensão do recreio ou intervalo e a medição da temperatura dos alunos e funcionários. Outras medidas que precisam ser adotadas são:

  • Criar um protocolo de segurança sanitária
  • Orientação constante sobre o uso e manuseio das máscaras
  • Proibição do uso coletivo de bebedouros
  • Adoção de garrafas de água individuais
  • Realizar a divisão das turmas em grupos
  • Distribuir álcool em gel para os alunos e instalar reservatórios com o produto nas dependências
  • Estabelecer horários diferenciados de entrada e saída
  • Escalar dias para as aulas presenciais
  • Distanciamento mínimo de 1,5 m entre os estudantes.

Adiamentos na rede pública

O quinto adiamento para o retorno das aulas na rede pública foi decido depois da 1ª fase da consulta popular, feita com os pais e responsáveis dos alunos. Entre os pesquisados, 58% não sentiam segurança com a volta dos alunos as escolas, contra 42% que queriam o retorno.

“Até que tenhamos tudo definido, continuaremos com as atividades remotas, que foram realizadas em toda rede desde que paralisamos as aulas nas escolas, no início da pandemia do coronavírus. Posteriormente, vamos definir nova data para a retomada da 3ª série do Ensino Médio, bem como aos demais níveis de ensino da rede pública estadual”, explicou Felipe Camarão, secretário estadual de Educação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA