A Caixa Econômica finaliza hoje, 31, os pagamentos da quarta parcela do auxílio emergencial do governo para os beneficiários do Bolsa Família. Nessa data, recebem os inscritos com NIS final 0.
O calendário de pagamentos do Bolsa Família é organizado com base no final do Número de Identificação Social (NIS). Sendo assim, os primeiros a receber foram os beneficiários com final do NIS 1. Os últimos a receber são aqueles com o NIS final 0.
Calendário da quarta parcela (Bolsa Família)
- Final do NIS 1: 20 de julho
- Final do NIS 2: 21 de julho
- Final do NIS 3: 22 de julho
- Final do NIS 4: 23 de julho
- Final do NIS 5: 24 de julho
- Final do NIS 6: 27 de julho
- Final do NIS 7: 28 de julho
- Final do NIS 8: 29 de julho
- Final do NIS 9: 30 de julho
- Final do NIS 0: 31 de julho
Quinta parcela
Como os pagamentos do auxilio para os beneficiários do Bolsa Família seguem o calendário oficial do programa, a quinta parcela começa a ser paga no dia 18 de agosto e termina em 31 do mesmo mês. Novamente os pagamentos serão de acordo com o digito final do NIS.
Calendário da quinta parcela (Bolsa Família)
- Final do NIS 1: 18 de agosto
- Final do NIS 2: 19 de agosto
- Final do NIS 3: 20 de agosto
- Final do NIS 4: 21 de agosto
- Final do NIS 5: 24 de agosto
- Final do NIS 6: 25 de agosto
- Final do NIS 7: 26 de agosto
- Final do NIS 8: 27 de agosto
- Final do NIS 9: 28 de agosto
- Final do NIS 0: 31 de agosto
Revisões nos cadastros continuam paralisados
As revisões cadastrais e os procedimentos operacionais do Bolsa Família e do Cadastro Único permanecem suspensos. A decisão foi tomada com intuito de evitar aglomerações de pessoas e aumentar o risco de contágio pelo novo coronavírus. A prorrogação tem um prazo de seis meses.
Desta forma, permanecem suspensos os processos como averiguação cadastral, revisão cadastral e a aplicação das ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros, por motivos de descumprimento das regras de gestão de benefícios do Bolsa Família.
O governo ainda diz que a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único está desfalcada por situações ligadas a pandemia como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros locais de cadastramento.