Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários

Nessa semana, usuários da Netflix relataram que tiveram seus dados roubados mediante a uma solicitação de atualização de cadastro. A ação consiste em um e-mail em nome da marca, onde o cliente precisa informar os dados de seu cartão de crédito. Todos os números e demais informes são repassados para uma quadrilha que utiliza a documentação para a realização de compras e serviços de clonagem

Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Novo golpe usa a Netflix para roubo de dados bancários (Imagem: Reprodução – Google)

Por meio de um e-mail com a marca da Netflix, os golpistas estão enviando um link onde o usuário deve preencher um formulário. Essa página nada mais é do que um endereço fake onde os informes repassados são endereçados para um banco de dados clandestinos.  

De acordo com o texto do e-mail, o serviço da Netflix está com um problema de pagamento e por isso pede para que o cliente atualize o número de seu cartão. Até o momento, já foram detectadas mais de 6 mil vítimas.  

Alerta contra golpes  

Empresa de segurança digital, a PSafe está atuando para controle o número de fraudes. De acordo com Emilio Simoni, diretor da PSafe, os dados dos usuários deverão ser utilizados para a criação de novos documentos, falsidade ideológica e serviços de compras.  

– Aqueles que fornecem suas informações pessoais e dados de cartão de crédito estão transmitindo aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias – reforçou. 

Ele ressalta que, as abordagens estão sendo feitas exclusivamente por e-mail para clientes fora do país. Até o momento, a Netflix ainda não se pronunciou a respeito.  

Saiba como evitar fraudes 

Mediante os riscos em circulação, especialistas recomendam a fiscalização e aplicação de algumas medidas de segurança para evitar os golpes.

No caso de pessoas com cartões cadastrados em plataformas, é necessário fazer a atualização dos mesmos exclusivamente pelas ferramentas como sites ou aplicativos.  

Antes de repassar os dados do cartão, informe-se com a marca se não há uma atualização recente já em validação. Evite também fazer o cadastro ou login em telas que não apresentem um programa de antivírus, normalmente os sites de fraude são detectados por eles. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.