Urgente! Reabertura no DF fica ameaçada após ordem judicial

Reabertura do comércio no Distrito Federal é barrada pela justiça. Nessa quarta-feira (08), o juiz Daniel Eduardo Branco Carnachioni concedeu uma liminar decretando a suspensão da retomada de academias, salões de beleza, bares, restaurantes e escolas. De acordo com o magistrado, se o governo descumprir a ação deverá pagar uma multa diária de até R$ 500 mil. Entenda os detalhes no texto abaixo.  

Urgente! Reabertura no DF fica ameaçada após ordem judicial (Imagem: Reprodução - Google)
Urgente! Reabertura no DF fica ameaçada após ordem judicial (Imagem: Reprodução – Google)

Na última semana, o governo do Distrito Federal informou que os centros comerciais, educacionais e as áreas de esporte, lazer e beleza, poderiam ter seus estabelecimentos abertos. A decisão foi tomada mesmo com a região em estado de calamidade pública, mediante a contaminação do novo coronavírus 

Segundo os dados da secretaria de saúde, Brasília já contabiliza mais de 789 mortes e mais de 62 mil infectados. O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  já apresenta uma ocupação superior a 83% e na rede privada os hospitais estão com lotação de 95%.  

Diante deste cenário, a população se reuniu para reivindicar o plano de retomada. Para isso, foi criada uma ação popular, encabeçada pelo advogado Marivaldo Pereira, o jornalista Hélio Doyle, o cientista político Leandro Couto e o integrante do Conselho de Saúde Rubens Bias Pinto.  

Com o processo em mãos, o Juiz avaliou a proposta e afirmou que a decisão de retornar a população nas ruas coloca em risco a vida dos cidadãos.  

“Em todos os países do mundo que foram bem sucedidos no controle desta grave pandemia, as únicas medidas eficientes capazes de conter a proliferação do vírus foram o isolamento e o distanciamento social’, pontuou. 

Desse modo, o mesmo definiu que o isolamento vale até que “apresente estudos técnicos e científicos de profissionais da área de saúde pública, médicos, sanitaristas ou cientistas, que respaldem as medidas de flexibilização do isolamento e distanciamento social”. 

Possibilidade de reabertura 

Sobre as chances e prazos para que o comércio e demais setores voltem a funcionar, o magistério informou que levará em consideração os números de infeções.

Se o índice de vítimas foi minimizado, mediante a apresentação de um plano de segurança para o funcionamento da economia, o Distrito poderá reabrir as portas. 

“Na medida em que o isolamento e o distanciamento social eram flexibilizados por sucessivos decretos, na mesma proporção, os casos aumentaram exponencialmente e o Distrito Federal passou a flertar com uma grave crise sanitária e o risco iminente de colapso no sistema público e privado de saúde”. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.