Jorge Messias: Quem é o novo ministro do STF indicado por Lula?

SALESóPOLIS, SP — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação de Jorge Rodrigo Araújo Messias, atual Advogado-Geral da União (AGU), para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha, anunciada nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, preenche o assento deixado com a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso.

jorge messias
Jorge Messias: Quem é o novo ministro do STF indicado por Lula?
(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A nomeação de Messias, um jurista de carreira com vasta experiência no Executivo federal, é vista como um movimento de confiança e valorização da lealdade pelo presidente Lula, mantendo a tradição de indicar nomes próximos ao núcleo político do governo.

Perfil e Trajetória de Destaque

Jorge Messias tem 45 anos, é natural de Recife (PE) e possui uma sólida formação acadêmica e profissional, características essenciais para o cargo de guardião da Constituição:

  • Formação: É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui Mestrado e Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), onde também atuou como professor visitante.
  • Carreira Pública: É servidor de carreira da Advocacia-Geral da União (AGU), onde atualmente chefia o órgão, e já atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.
  • Experiência no Executivo: Messias ocupou importantes funções na administração federal, como:
    • Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil (Governo Dilma).
    • Consultor Jurídico dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
    • Advogado-Geral da União (AGU) desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023, onde liderou a defesa de políticas públicas e a reconstrução institucional do órgão.

Curiosidade Histórica: Messias ganhou notoriedade nacional em 2016, quando foi citado no famoso áudio da Operação Lava Jato, no qual a então presidente Dilma Rousseff se refere a ele como “Bessias” ao tratar da entrega de um termo que permitiria a Lula assumir a Casa Civil.

Expectativas no STF e Tempo de Mandato

Se aprovado pelo Senado Federal, Jorge Messias se tornará o terceiro ministro indicado por Lula em seu atual mandato (após Cristiano Zanin e Flávio Dino) e o quarto Advogado-Geral da União a integrar a mais alta Corte do país (ao lado de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e André Mendonça).

Com 45 anos, ele poderá atuar no Supremo Tribunal Federal até completar a idade limite de aposentadoria compulsória, atualmente fixada em 75 anos. Isso significa que Messias tem potencial para permanecer na Corte por cerca de 30 anos, até 2055.

Próximos Passos: Sabatina e Votação no Senado

A indicação presidencial é apenas o primeiro passo. Para assumir o cargo, Messias precisa passar pelo rigoroso rito de aprovação do Senado Federal:

  1. Sabatina na CCJ: O indicado será interrogado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde terá que demonstrar seu notório saber jurídico e reputação ilibada.

  2. Votação no Plenário: Após o parecer da CCJ, o nome segue para o Plenário do Senado, onde precisa obter o voto favorável de, no mínimo, 41 dos 81 senadores (maioria absoluta), em votação secreta.

Messias já expressou, em suas redes sociais, o compromisso de buscar o aval dos senadores, reafirmando sua fé e humildade para demonstrar que atende aos requisitos constitucionais para esta elevada missão de Estado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com