Reembolso de descontos indevidos do INSS: Veja quando começa e quem vai receber hoje (19/11)

INSS é OBRIGADO a devolver dinheiro a milhares de idosos +60
Reembolso de descontos indevidos do INSS: Veja quando começa e quem vai receber hoje (19/11) (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A partir de hoje, 19 de novembro de 2025, o INSS inicia o reembolso dos descontos indevidos aplicados nos benefícios de pessoas falecidas por entidades associativas entre março de 2020 e março de 2025.

Cerca de 800 mil pessoas falecidas tiveram valores descontados de seus benefícios, e agora herdeiros e pensionistas poderão solicitar a devolução dos valores. Portanto, se você se enquadra nesta situação, é importante entender como proceder para garantir o reembolso.

Quem tem direito ao reembolso dos descontos indevidos?

O reembolso pode ser solicitado por:

  1. Pensionistas: Se você recebe Pensão por Morte de um falecido, tem direito ao reembolso. O valor será dividido entre todos os pensionistas do falecido.
  2. Herdeiros: Caso o falecido não tenha gerado Pensão por Morte, os herdeiros diretos (filhos, cônjuges ou outros sucessores) também podem solicitar a devolução dos descontos.

Como solicitar o reembolso dos descontos indevidos?

Para Pensionistas:

  • O titular da Pensão por Morte pode solicitar o reembolso de forma simples.
  • Para isso, basta acessar o Meu INSS, Central 135, PrevBarco ou se dirigir até uma agência dos Correios.

Para Herdeiros:

Reconhecimento da Condição de Herdeiro: O primeiro passo é reconhecer a condição de herdeiro no INSS. Para isso, acesse o Meu INSS, selecione “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e clique em “Pedir Análise”. Em seguida, envie documentos comprobatórios, como:

  • Escritura Pública ou Alvará Judicial, autorizando a contestação dos descontos.
  • Documento de identificação e comprovante de endereço do solicitante.

Solicitação do Reembolso:

  1. Após o reconhecimento da condição de herdeiro, você poderá solicitar o reembolso diretamente pelo Meu INSS, Central 135, Correios ou PrevBarco.
  2. No Meu INSS, localize a opção “Cadastrar Sucessor/Herdeiro – Descontos de Entidades Associativas”, consulte os descontos aplicados e confirme os valores.

Evite golpes e fraudes

  • Importante: O INSS nunca pede pagamento de taxas para o reembolso. Fique atento aos golpes e utilize apenas os canais oficiais, como o Meu INSS e a Central 135.
  • Não deixe para última hora: Verifique se você tem direito ao reembolso dos descontos indevidos e faça sua solicitação o quanto antes para garantir que o processo seja realizado de maneira rápida e segura.

Por fim, confira as primeira mudanças previstas para 2026.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com