Diversas medidas têm sido tomadas para minimizar o contágio de coronavírus. Uma delas é com relação ao isolamento e distanciamento social, indicados pelos órgãos de saúde e, principalmente, pela OMS. Os clientes do cartão Nubank já conseguem pagar o pedágio usando seu cartão por aproximação. A tecnologia funciona desde o dia 1º de maio, e os usuários podem usar em alguns trechos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Infelizmente, mesmo com essas restrições, muitas pessoas ainda precisam circular, pois existem diversos serviços que são essenciais. Sendo assim, diversos órgãos públicos e empresas têm criado estratégias para minimizar os riscos e aumentar a proteção em estabelecimentos.
Uma medida recente é a respeito dos pedágios nas estradas. Em uma decisão emergencial, os órgãos reguladores Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) resolveram autorizar o pagamento por aproximação.
Essa é uma forma de reduzir a quantidade de pessoas se aproximando das cabines e também a troca de dinheiro entre motoristas e atendentes. Em resumo, essa modalidade consegue proteger a todos.
Como utilizar o Nubank no pedágio
Nos trechos onde esse tipo de pagamento é permitido, basta aproximar seu cartão do leitor que fica do lado de fora da cabine. Lembrando que o pagamento com o cartão inserido na máquina não é permitido.
Os clientes que utilizarem o cartão de crédito terão o valor debitado de seu limite e não há nenhuma cobrança extra por isso. Vale ressaltar que também é possível pagar por aproximação com o cartão de débito, desde que haja saldo disponível.
Para valores até R$50 não há necessidade de digitar senha, o que ajuda a diminuir ainda mais o contato com a máquina. Além disso, traz uma facilidade ainda maior para os clientes e atendentes com relação a troco, pois muitas vezes os motoristas acabam pagando com notas altas, o que dificulta o troco.
Veja os pontos em São Paulo e Rio de Janeiro em que é permitido o pagamento por aproximação usando o Nubank:
São Paulo:
- EcoVias: rodovias Anchieta e Imigrantes (aceita crédito e débito);
- EcoPistas: rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto (aceita crédito e débito).
Rio de Janeiro:
- EcoPonte: ponte Rio-Niterói (aceita apenas débito).