Carrefour se une ao Google e lança novidade para compras online

Nesta terça-feira (16), o Carrefour e o Google anunciaram que vão lançar um serviço de compras por voz na França. Essa medida tem como objetivo expandir o e-commerce de alimentos.

Carrefour se une ao Google e lança novidade para compras online
Carrefour se une ao Google e lança novidade para compras online (Foto:Google)

Esse serviço vai funcionar por meio do Google Assistant, um serviço usado por assistência de voz digital em smartphones. Fazendo parte de uma parcela estratégica entre duas empresas que se iniciaram em junho de 2018, informou um comunicado. 

A diretora-executiva de comércio eletrônico, dados e transformação digital do Carrefour, Amelie Oudea-Castera disse que “Essa inovação, desenvolvida com o Google, acelerará ainda mais a trajetória do ecommerce no Carrefour”.

O Carrefour está passando por uma reformulação global para aumentar as suas vendas e os lucros, sendo assim, planeja investir 2,8 bilhões de euros em ecommerce até o final deste ano, diante da concorrência da Amazon.

A ideia é que aumente as vendas de comércio eletrônico de alimentos para 4,2 bilhões de euros até o ano de 2022, perante a 1,3 bilhões de euros em 2019 e 1 bilhão no ano de 2018.

Esse novo serviço vai permitir que os usuários associem a sua conta do Google à sua conta do Carrefour, na qual poderão adicionar os itens de uma lista de compras dizendo palavras genéricas como manteiga, leite, nome de produtos ou marcas.

O Google Assistant, vai converter a lista em um carrinho de compras no site do Carrefour. Os itens adicionados ao carrinho de compras pelo Google Assistant refletem as preferências do usuário, com a opção de excluir, modificar ou adicionar produtos.

Essa ideia pode abrir caminho para tornar a compra por voz mais competitiva, e não só na França.  Isso, pois a  Amazon lançou opções de compra por voz fora dos Estados Unidos, adicionando o assistente de voz Alexa ao seu aplicativo móvel indiano. 

Na Índia, o Walmart, via sua subsidiária Flipkart, criou um assistente de voz para compras de supermercado. A Europa pode ser a próxima para a Amazon e outros varejistas experimentarem as compras por voz.