5 direitos que TODO trabalhador precisa ter em vagas de trabalho temporárias

Com a proximidade do período de final de ano, é comum que muitos cidadãos busquem vagas temporárias de emprego. Com a chegada de festividades como Natal e Ano Novo, a oferta desse tipo de oportunidade de trabalho costuma ter um aumento significativo no Brasil.

5 direitos que TODO trabalhador precisa ter em vagas de trabalho temporárias. (Imagem: FDR)

Ao ser contratado de forma temporária, o trabalhador tem a sua carteira assinada por um tempo determinado. No contrato firmado ele poderá visualizar detalhes como a data de início das atividades e a data de previsão de término do vínculo formal de emprego.

No entanto, o que muitos trabalhadores não sabem é que, assim como nas vagas formais de emprego sem tempo determinado, eles também passam a contar com uma série de direitos e benefícios. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, eles são disponibilizados como forma de garantir maior segurança para o cidadão.

Confira os cinco principais direitos do trabalhador temporário:

  • Apesar de ter um tempo determinado de serviço, o trabalhador conta com quase todos os direitos vigentes para o trabalho sem prazo;
  • Por isso, ele deve ter a carteira devidamente assinada durante a realização da sua atividade;
  • Além disso, também é preciso que ele receba um salário adequado a função que está sendo desempenhada;
  • Caso a empresa ofereça vale transporte para os demais funcionários, o trabalhador temporário também deverá ter o benefício;
  • Outras vantagens como o vale alimentação ou refeição também devem ser disponibilizados;
  • Por fim, também é necessário que a empresa ofereça um ambiente adequado de trabalho;
  • Atualmente, a legislação brasileira estabelece que o trabalho temporário pode ser realizado por um prazo máximo de 180 dias;
  • No entanto, ao final do contrato o período poderá ser prorrogado por outros 90 dias;
  • Ao final desse período, ele deverá ser encerrado;
  • Porém, caso seja um desejo da empresa e do trabalhador, ele poderá ser admitido de forma definitiva e passar a fazer parte do quadro oficial de empregados.

Confira outras informações sobre as vagas de emprego temporárias neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.