Com o Meu INSS é possível agilizar o atendimento e ter acesso a pelo menos 10 serviços sem precisar sair de casa. O acesso é bem simples e contribui com a redução das filas nas agências da Previdência. Veja como utilizar o serviço agora mesmo.
O ano era 2018 e o governo federal revolucionava criando o site Meu INSS, atualmente disponível também em versão de aplicativo. O sistema agiliza o atendimento aos aposentados, pensionistas e trabalhadores segurados do INSS. Com ele é possível solicitar benefícios, acompanhar os pedidos, acessar o extrato de pagamento e até tirar dúvidas.
A principal vantagem é acessar aos serviços sem precisar sair de casa e enfrentar as filas nas agências da Previdência. Ah, o serviço é gratuito, basta ter acesso à internet.
Atualização de dados pelo Meu INSS
Na página inicial a primeira opção é “Meu Cadastro”, clicando nesta opção, você terá acesso a suas informações. É só clicar em “Complementar” e a página de atualização dos dados cadastrais será carregada.
É possível atualizar o endereço e os dados de contato. Inclusive, a orientação do INSS é que os todos os segurados mantenham seus dados atualizados. Isso porque a partir de agosto será iniciado o pente-fino que fará a revisão dos benefícios e poderá gerar suspensões e até cancelamentos. Vale lembrar que a atualização dos dados é um dos requisitos do BPC e da inscrição no Cadastro Único.
A especialista do FDR Lila Cunha apresenta a documentação necessária para a inscrição no CadÚnico, clique aqui e confira.
Pedido de Auxílio-doença pela internet
O segurado que precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias por estar doente pode solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária. Através do site é possível passar pela perícia médica virtual, que dispensa a presencial.
O sistema também possibilita a prorrogação do auxílio, que acaba de passar por mudanças, sendo necessário que a solicitação seja feita nos 15 dias que antecedem ao vencimento do benefício.
Adicional de 25% no benefício
Quem é aposentado por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez, pode ter direito a um adicional de 25%. Esse aumento é pago ao aposentado que depende de outras pessoas para realizar atividades do dia a dia, como comer e tomar banho.
Esse adicional é destinado exatamente ao pagamento de um cuidador que será o responsável pelo acompanhamento dessa pessoa. Vale lembrar que essa forma de aposentadoria é concedida a partir do auxílio-doença.
Para pedir o adicional é só acessar o site, clicar em “Novo Pedido” e digitar “Acréscimo de 25%”. Em seguida o segurado deverá enviar a documentação médica que comprove a necessidade do adicional.
Pagar o INSS como contribuinte individual
Geralmente o INSS é descontado diretamente do salário do trabalhador. Mas, empregados domésticos e até estudantes a partir dos 16 anos podem fazer a contribuição individualmente.
Nesse caso a alíquota será de 11% do salário mínimo ou 20% do valor definido de pagamento. Quem está inscrito no CadÚnico pode fazer o pagamento como contribuinte facultativo baixa renda, nesse caso a alíquota é de 5% do salário mínimo.
Também é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS) em atraso.
Solicitação de aposentadoria pelo Meu INSS
Pela internet é possível solicitar:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana
- Aposentadoria por Idade Rural
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade
Basta clicar em “Serviços” > “Aposentadoria” e depois selecionar qual a modalidade desejada.
Pedidos de benefícios do INSS pela internet
Além da aposentadoria o sistema também possibilita a solicitação de:
- Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência
- Auxílio-Reclusão
- Benefícios Assistenciais (BPC)
- Benefício por Incapacidade
- Pensão
- Salário-Maternidade
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA)
Basta clicar em “Serviços” e selecionar o benefício desejado.
Extrato do benefício pela internet
O segurado pode fazer a emissão do extrato de pagamento e do extrato do empréstimo. Ambos estão disponíveis na página inicial do Meu INSS.
Emissão da Carteirinha do Beneficiário
Todos que recebem algum benefício do INSS podem fazer a emissão da carteirinha. Com ela é possível ter acesso a gratuidade no transporte público, descontos em ingressos e em alguns serviços.
Nesta matéria eu te ensino como emitir a carteirinha que dá acesso ao transporte gratuito.
Acesso às informações do pedido de benefícios
O segurado pode conferir o status do seu benefício, e até recorrer do pedido negado. Neste caso o procedimento deve ser feito em até 30 dias após a decisão. A solicitação é analisada pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), que emitirá a sua decisão. Após isso é possível acompanhar pelo site ou pela Central 135.
Autorização do consignado do INSS
Pela regra, todo benefício é concedido com bloqueio do consignado. Para utilizar esse serviço o segurado deve fazer o desbloqueio pelo site. No consignado as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento. Por isso também é interessante acompanhar o extrato.
Todos os serviços são disponibilizados pelo site Meu INSS.