Neste domingo, dia 31 de maio, termina o prazo para que o trabalhador nascido nesse mesmo mês possa aderir ao saque-aniversário FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e receber o dinheiro ainda este ano.
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de R$ 2,1 bilhões já foram pagos até o dia 22 de maio. Além disso, até o momento, cerca 4,7 milhões de trabalhadores optaram pelo saque-aniversário.
Os trabalhadores que perderem o prazo poderão solicitar essa modalidade posteriormente, porém, só terão direito ao recebimento no ano de 2021.
Ao efetuar o pedido, o usuário precisa escolher se quer o pagamento no 1º ou 10º dia do mês. Segundo a Caixa, ao optar pelo recebimento no décimo dia, o beneficiário terá base de cálculo do valor a receber será acrescida de juros e atualização monetária do mês de saque.
A solicitação pode ser feita através do site ou por meio do aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play Store e Apple Store. Através de ambas as opções é possível ter acesso ao saldo e efetuar uma simulação que quanto receberia por ano.
Neste ano, a modalidade já tem um calendário definido. Veja:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem de abril a junho de 2020
- Nascidos em março e abril: recebem de maio a julho de 2020
- Nascidos em maio e junho: recebem de junho a agosto de 2020
- Nascidos em julho: recebem de julho a setembro de 2020
- Nascidos em agosto: recebem de agosto a outubro de 2020
- Nascidos em setembro: recebem de setembro a novembro de 2020
- Nascidos em outubro: recebem de outubro a dezembro de 2020
- Nascidos em novembro: recebem de novembro de 2020 a janeiro de 2021
- Nascidos em dezembro: recebem de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021
Ainda de acordo com a Caixa, a partir de 2021 o pagamento deve ser feito de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador.