Saque aniversário FGTS: nascidos em maio têm até o fim de semana para aderir

No domingo (31), se encerra o prazo para o trabalhador que nasceu no mês de maio optar pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e poder receber ainda nesse ano o dinheiro. 

Saque aniversário FGTS: nascidos em Maio têm até essa semana para aderir
Saque aniversário FGTS: nascidos em Maio têm até o fim de semana para aderir (Imagem: FDR)

Até o dia 22 desse mês, a Caixa já havia realizado o pagamento de mais de R$2,1 bilhões. Até agora, ao todo 4,7 milhões de trabalhadores optaram pelo saque-aniversário.

Aquele trabalhador que perder o prazo de adesão neste ano poderá optar pela nova modalidade de resgate a qualquer momento, porém só irá receber o dinheiro em 2021.

Essa adesão pode ser feita no site da Caixa ou aplicativo do FGTS. Depois disso o trabalhador deve escolher o 1º ou 10º dia do mês para que possam receber os recursos. 

De acordo com a Caixa, a diferença entre as datas de recebimento é que para quem optar pelo saque no 10° dia, a base de cálculo do valor vai receber o acréscimo de juros e atualização monetária do mês. Quem escolher a data anterior não terá esse acréscimo. 

Aqueles que optarem pelo saque aniversário FGTS poderão receber todos os anos uma parte do saldo total, mas perde o direito ao saque rescisão pelo período de dois anos. Por isso, antes de fazer a adesão é importante comparar os valores. 

O valor pode ser consultado no site ou no aplicativo da Caixa, além disso dá para fazer a simulação do quanto receberia anualmente, caso opte por essa modalidade. Podendo ser de 5% a 50% do valor total disponível no fundo de garantia. 

Calendário saque aniversário FGTS

Essa nova modalidade de saque do FGTS seguirá o seguinte calendário neste ano:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem de abril a junho de 2020
  • Nascidos em março e abril: recebem de maio a julho de 2020
  • Nascidos em maio e junho: recebem de junho a agosto de 2020
  • Nascidos em julho: recebem de julho a setembro de 2020
  • Nascidos em agosto: recebem de agosto a outubro de 2020
  • Nascidos em setembro: recebem de setembro a novembro de 2020
  • Nascidos em outubro: recebem de outubro a dezembro de 2020
  • Nascidos em novembro: recebem de novembro de 2020 a janeiro de 2021
  • Nascidos em dezembro: recebem de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

A partir de 2021, essa liberação vai acontecer no mês de aniversário do trabalhador.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.