FGTS bloqueado: O que fazer para liberar o dinheiro na conta para saque?

Muitos trabalhadores notaram que seus saldos do FGTS estão bloqueados, impedindo o saque dos valores. Veja, abaixo, o que você precisa fazer para liberar o dinheiro para saque na conta.

A Caixa Econômica Federal informou que o bloqueio recente deve-se a uma atualização na plataforma do FGTS Digital.

No entanto, existem diversas outras razões pelas quais o saldo do FGTS pode ser bloqueado de forma temporária ou permanente.

Por que o FGTS foi bloqueado?

Quando o trabalhador opta pelo saque-aniversário, uma parcela do saldo do FGTS é disponibilizada anualmente no mês de aniversário.

Ao escolher essa modalidade, o trabalhador pode enfrentar o bloqueio do saldo em caso de demissão sem justa causa.

O desbloqueio completo só ocorre após o retorno ao saque-rescisão, o que leva até dois anos.

Outra razão comum é a antecipação do saque-aniversário, usada como garantia de empréstimo.

Nesse caso, o saldo fica bloqueado até a quitação total do empréstimo, o que pode ser feito de forma antecipada para liberar o saldo mais rapidamente.

Não consigo sacar FGTS após demissão

Além disso, o bloqueio pode ocorrer por demissão por justa causa, onde o trabalhador não tem direito ao saque-rescisão e só pode acessar o saldo se não houver uma nova conta do FGTS aberta em seu nome por três anos.

Pedidos de demissão também resultam em bloqueio, impedindo o saque do saldo do FGTS.

Nesse caso, o trabalhador deve esperar três anos sem uma nova conta ativa para acessar o saldo.

Decisões judiciais, como ordens de pagamento de pensão alimentícia, podem bloquear até 50% do saldo disponível, sendo liberado somente após a quitação da dívida.

Consultar erro no FGTS

Lila Cunha, especialista do FDR, listou alguns problemas que podem bloquear o saldo do FGTS. Erros cadastrais, como dados desatualizados ou divergências de informações pessoais, costumam causar bloqueio do saldo com frequência.

Atualizações podem ser feitas pelo aplicativo FGTS ou em agências da Caixa, garantindo a correção dos dados e a liberação do saldo.

Para verificar o saldo e entender o motivo do bloqueio, o trabalhador deve usar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.

Após o login com o número NIS (PIS/PASEP), é possível consultar o extrato e identificar a causa do bloqueio.

Caso o problema persista, é recomendável procurar uma agência da Caixa para maiores esclarecimentos e orientações sobre a regularização da situação.

 

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.