A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento emitido em todo o país e representa um marco para a sociedade. O novo RG é gratuito e deve trazer mais segurança para os cidadãos. Veja quais os documentos são necessários para a emissão.
A Carteira de Identidade Nacional trouxe um padrão único em todo o país, isso significa que o mesmo documento é emitido na Bahia ou em São Paulo. O chamado novo RG tem como principal mudança a extinção do número do documento. A partir de agora o CPF será usado para a identificação do cidadão.
Com isso o governo pretende oferecer mais segurança para os cidadãos ao mesmo tempo em que possibilita a unificação dos bancos de dados.
Como emitir a Carteira de Identidade Nacional?
- Todos os cidadãos terão que fazer a troca do documento antigo pelo novo, mas isso poderá ser feito até 2032, para evitar filas é interessante se antecipar e solicitar a emissão bem antes desse prazo.
- A emissão pode ser feita de forma gratuita, para isso basta procurar o órgão de identificação do seu estado.
- A partir da emissão do documento físico todos os cidadãos terão acesso liberado a versão digital através do aplicativo oficial.
- A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta os elementos de segurança do novo documento, confira.
Documentos necessários para a emissão do novo RG
Todo cidadão deverá apresentar os seguintes documentos:
- CPF;
- Qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal;
- Certidão de Nascimento original; (expedida nos últimos cinco anos);
- Certidão de Casamento original (expedida nos últimos cinco anos), em geral os estados não aceitam a documento de União Estável;
Além disso, o cidadão também poderá solicitar a inclusão de outros documentos, com a CNH, o título de eleitor e até o cartão SUS.