Veja lista dos documentos obrigatórios para a emissão do novo RG; prazo é por tempo limitado

A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento emitido em todo o país e representa um marco para a sociedade. O novo RG é gratuito e deve trazer mais segurança para os cidadãos. Veja quais os documentos são necessários para a emissão.

Veja lista dos documentos obrigatórios para a emissão do novo RG; prazo é por tempo limitado (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Carteira de Identidade Nacional trouxe um padrão único em todo o país, isso significa que o mesmo documento é emitido na Bahia ou em São Paulo. O chamado novo RG tem como principal mudança a extinção do número do documento. A partir de agora o CPF será usado para a identificação do cidadão.

Com isso o governo pretende oferecer mais segurança para os cidadãos ao mesmo tempo em que possibilita a unificação dos bancos de dados.

Como emitir a Carteira de Identidade Nacional?

  • Todos os cidadãos terão que fazer a troca do documento antigo pelo novo, mas isso poderá ser feito até 2032, para evitar filas é interessante se antecipar e solicitar a emissão bem antes desse prazo.
  • A emissão pode ser feita de forma gratuita, para isso basta procurar o órgão de identificação do seu estado.
  • A partir da emissão do documento físico todos os cidadãos terão acesso liberado a versão digital através do aplicativo oficial.
  • A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta os elementos de segurança do novo documento, confira.

Documentos necessários para a emissão do novo RG

Todo cidadão deverá apresentar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal;
  • Certidão de Nascimento original; (expedida nos últimos cinco anos);
  • Certidão de Casamento original (expedida nos últimos cinco anos), em geral os estados não aceitam a documento de União Estável;

Além disso, o cidadão também poderá solicitar a inclusão de outros documentos, com a CNH, o título de eleitor e até o cartão SUS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.