Atestado online do auxílio doença: veja como enviar documento ao INSS e receber por 180 dias

Disponibilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o auxílio doença é liberado para os trabalhadores que são impedidos de realizar suas atividades por causa de uma condição de saúde. Atualmente, o benefício pode ser liberado após uma solicitação online simples. 

Atestado online do auxílio doença: veja como enviar documento ao INSS e receber por 180 dias. (Imagem: FDR)

Isso porque, com o lançamento do Atestmed, o segurado do INSS passou a poder realizar o envio de atestado online para solicitar o benefício. Com a ferramenta, o INSS informou que o tempo médio de espera para a concessão de benefício por incapacidade temporária caiu para 26 dias em todo o país.

No último ano a plataforma foi responsável por liberar mais de 627.620 benefícios em todo o país. Ao utilizar o Atestmed o beneficiário pode inclusive ser dispensado de realizar a perícia médica presencial. Isso porque, em casos de menor complexidade, o atestado é o suficiente para comprovar a condição de saúde

Saiba como realizar o pedido de um benefício por meio do Atestmed:

  • O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) é concedido por até 180 dias;
  • Para receber é preciso cumprir alguns requisitos determinados pelo INSS;
  • São eles:
  • Contribuir para a Previdência Social;
  • Ter realizado, no mínimo, 12 contribuições previdenciárias antes do mês do afastamento;
  • Apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias;
  • O documento deverá conter as seguintes informações: 
  • Nome completo; 
  • Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento); 
  • Diagnóstico por extenso ou código da CID; 
  • Assinatura do profissional (que poderá ser eletrônica);
  • Nome e registro do profissional no conselho de classe;
  • Carimbo;
  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais;
  • Prazo necessário para a recuperação;
  • O pedido deve ser feito por meio do aplicativo ou site do Meu INSS;
  • Ao entrar na plataforma o segurado deverá escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Em seguida ele deverá clicar em “Novo Requerimento” e escolher a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
  • Por fim, ele deverá seguir as instruções na tela para prosseguir com o pedido.

Confira mais detalhes sobre os benefícios concedidos pelo INSS neste link

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.