Auxílio-gás volta a ser pago neste mês incluindo novas famílias

Pontos-chave
  • O próximo pagamento do Auxílio-gás acontece em fevereiro;
  • Os beneficiários recebem o auxílio a partir do dia 16;
  • É possível consultar se foi aceito no programa.

O governo federal dá início ao primeiro mês de pagamento do Auxílio-gás de 2024. O benefício que é bimestral fez o último depósito em dezembro do ano passado, por isso o próximo depósito acontece em fevereiro. Pelo menos 5,1 milhões de famílias devem ter acesso ao auxílio para compra do botijão.

Auxílio-gás volta a ser pago neste mês incluindo novas famílias
Auxílio-gás volta a ser pago neste mês incluindo novas famílias (Imagem: FDR)

O Auxílio-gás foi criado em 2021, por meio da Lei federal nº 14.237. Naquela época, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscava formas de aproximar o seu governo das famílias mais pobres. Foi nesse momento que devido as reclamações sobre o aumento do botijão de gás, o auxílio foi criado.

Em alguns estados o valor do botijão de uso domiciliar, com 13 kg, chegava a custar R$ 150. Em 2021 o governo ainda liberava aos beneficiários 50% do valor da média de preço nacional do produto, conforme medição da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A partir de 2022, porém, por meio de uma medida emergencial foi liberado 100% da média do botijão de gás de 13 kg pelo Auxílio-gás. Haviam dúvidas se o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteria o programa, mas no último ano além de confirmar a permanência ainda manteve o repasse de 100% do preço. 

A grande questão, no entanto, foi que desde 2023 o número de contemplados pelo programa não tem aumentado. O governo cortou alguns dos beneficiados e limitou o acesso de novos grupos ao programa. Esse é um ponto que tem gerado frustração entre os inscritos no Cadastro Único.

Quem tem direito ao Auxílio-gás?

O pagamento do Auxílio-gás é muito confundido como um bônus complementar do Bolsa Família. No entanto, diferente disso, eles são programas individuais, mas que são pagos na mesma data e na mesma conta. Por conta disso, algumas pessoas acreditam que ter acesso a um dá direito ao outro, mas não.

Ao FDR, a leitora Geanny Pereira evidencia esse caso. “Tenho três filhos moro de aluguel e não recebo [vale-gás] minha amiga tem dois filhos casa própria e recebe, disse.

Então, afinal, quais os critérios para receber o benefício de compra do botijão de gás. A seleção é feita para aqueles que atendem aos requisitos como:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único;
  • Quem tem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Válido para inscritos no Bolsa Família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Além disso, têm prioridade as famílias lideradas por mulheres e que possuem crianças em sua composição.

Calendário de pagamentos do Auxílio-gás em fevereiro

O calendário de pagamentos do Auxílio-gás segue o mesmo cronograma do Bolsa Família. O depósito é feito no Caixa Tem, sendo que os titulares que não têm conta poupança aberta devem baixar o aplicativo e criar seu login. Uma conta é aberta automaticamente para quem for aprovado no benefício.

Os depósitos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis do mês, usando como referência o final do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

Número final do NIS Data de pagamento
1 16 de fevereiro
2 19 de fevereiro
3 20 de fevereiro
4 21 de fevereiro
5 22 de fevereiro
6 23 de fevereiro
7 26 de fevereiro
8 27 de fevereiro
9 28 de fevereiro
0 29 de fevereiro

Como saber se foi aprovado no Auxílio-gás?

Quando o valor do benefício for depositado, o titular pode escolher movimenta-lo online, por meio de PIX, cartão virtual ou transferência. Outra alternativa é fazer o saque de todo o benefício de forma presencial, em uma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica apresentando documento com foto.

Não existe um cartão do Auxílio-gás nacional. Por isso, para saber se foi aprovado é preciso usar alguns canais para consulta, como:

  • App Bolsa Família – informando o número do CPF o sistema vai informar os benefícios disponíveis em seu nome;
  • App Caixa Tem – cerca de cinco dias antes do início do calendário é possível consultar em “Extrato” e depois “Futuro”. Os valores depositados no mês serão apresentados;
  • Ligando para a Caixa Econômica – número 111, necessário informar o número do CPF;
  • Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – número 121, necessário informar o número do CPF.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com