Cartão de saque do Bolsa Família ganha um NOVO serviço surpreendendo os titulares

No primeiro semestre deste ano, a Caixa Econômica Federal (CEF) planeja emitir cartões de débito com tecnologia NFC (Near Field Communication) para 100% dos beneficiários do Bolsa Família

Cartão de saque do Bolsa Família ganha um NOVO serviço surpreendendo os titulares
Cartão de saque do Bolsa Família ganha um NOVO serviço surpreendendo os titulares. (Imagem: FDR)

Os canais e sistemas já foram ajustados para facilitar essa emissão do novo cartão de saque do Bolsa Família, oferecendo maior comodidade na realização de pagamentos por aproximação, conforme informado em resposta a uma solicitação de dados pelo Valor Investe.

Atualmente, os beneficiários têm a opção de cadastrar o cartão de débito físico em carteiras digitais como Google Pay (Elo e Visa) ou Samsung Pay (Visa) para efetuar pagamentos por aproximação usando o celular. 

Com a introdução dos cartões físicos com tecnologia contactless, a Caixa destaca a praticidade no momento do pagamento como uma das principais vantagens.

Os pagamentos sem a necessidade de inserir o cartão do Bolsa Família na maquininha e digitar a senha para compras até R$ 200 têm registrado um aumento significativo desde a pandemia. 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no terceiro trimestre de 2023, os brasileiros realizaram mais pagamentos por aproximação do que com cartão tradicional em compras presenciais.

A Caixa ressalta também que os cartões contactless apresentam menor desgaste físico, já que não há atrito com a maquininha, aumentando sua vida útil e contribuindo para a redução do uso de plásticos.

Atual cartão do Bolsa Família

O atual cartão de débito do Bolsa Família veio com o propósito de:

  • Facilita o uso do dinheiro. O cartão pode ser utilizado numa compra de supermercado. Hoje todos os usuários podem movimentar seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem e por Pix;
  • Quem não possui celular, acesso à internet ou não sabe mexer com o aplicativo precisa sacar o dinheiro no banco ou na lotérica;
  • Já existe o cartão do Auxílio Brasil, adotado em julho pelo governo Bolsonaro. Permite fazer compras no comércio e sacar dinheiro na Caixa e na rede Banco24horas;
  • Mas o cartão atualmente só atende a 8,5 milhões dos 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, segundo a Caixa. Faltam 12,5 milhões de pessoas.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.