Os pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas passarão por um reajuste salarial. A mudança está programada para acontecer no fim do mês, beneficiando aqueles com valores acima do piso nacional. A reposição da inflação, medida pelo INPC, será divulgada pelo IBGE na próxima quinta-feira.
A notícia desfavorável é a ausência de aumento real nos pagamentos do INSS, pois o índice acumulado entre janeiro e novembro é de 3,14%, chegando a 3,85% nos últimos 12 meses. A expectativa para o INPC de 2023 é de 3,4%, garantindo ganho real aos beneficiários do BPC e aposentados que recebem até um salário mínimo.
O benefício, alinhado ao piso nacional de R$ 1.412 em 2024, reflete um reajuste de 6,97% nos pagamentos do INSS em relação a 2023. O ganho real é de três pontos percentuais acima do crescimento do PIB de 2022.
A Previdência Social atende aproximadamente 39 milhões de segurados, com 67% recebendo um salário mínimo. Confira abaixo, o calendário de pagamentos do INSS em janeiro.
Pagamentos do INSS em janeiro
Para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício final 1: 25 de janeiro;
- Benefício final 2: 26 de janeiro;
- Benefício final 3: 29 de janeiro;
- Benefício final 4: 30 de janeiro;
- Benefício final 5: 31 de janeiro;
- Benefício final 6: 1 de fevereiro;
- Benefício final 7: 2 de fevereiro;
- Benefício final 8: 5 de fevereiro;
- Benefício final 9: 6 de fevereiro;
- Benefício final 0: 7 de fevereiro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- Benefícios finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
- Benefícios finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
- Benefícios finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
- Benefícios finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Benefícios finais 5 e 0: 7 de fevereiro.
Consulta dos pagamentos do INSS
O extrato do INSS pode ser consultado por meio do aplicativo do INSS e do site Meu INSS. Para acessar, basta fazer login com a conta Gov.br, o login único para os serviços digitais do Governo Federal.
Tanto no aplicativo quanto no site, o segurado poderá conferir informações importantes, como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a receber no próximo calendário, as datas de pagamento, além de poder agendar ou remarcar perícias e utilizar outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.