Caso a mesma ordem dos últimos se confirme, o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caí na conta em maio e junho. São duas parcelas liberadas para o aposentado ou pensionista. É possível consultar quanto vai receber nestes meses, a fim de planejar-se melhor.
O valor do 13º salário do INSS é depositado para todos os aposentados e pensionistas. A única exceção fica para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) que por se tratar de um salário assistencial não dá acesso ao 13º pagamento. Os valores devem ser creditados ainda neste semestre.
Como calcular o valor do 13º salário do INSS
O cálculo do 13º salário do INSS é o mesmo usado para qualificar o pagamento de trabalhadores com carteira assinada. É usado como referência os meses anteriores ao pagamento.
Desde a pandemia, o abono natalino, como é conhecido o 13º, tem sido pago nos meses de maio e junho. Para chegar ao valor final os sistemas do INSS vão considerar:
- Valor do salário mensal dividido por 12 meses;
- Multiplica-se o valor pelo número de meses recebendo o benefício no último ano;
- O resultado equivale a 100% do décimo terceiro, mas a quantia ainda é dividida em duas partes.
Como consultar o 13º salário do INSS
O calendário do 13º salário do INSS já pode ser consultado, ele acontece nos meses de maio e junho. O valor, porém, ficará disponível na primeira semana do mês de pagamento, quando os sistemas vão atualizar os extratos.
A partir disso bastará seguir o passo a passo:
- Acesse o App Meu INSS e faça login;
- No menu de serviços procure por “Extratos”;
- Escolha “Extrato de pagamentos”;
- Filtre pelo mês desejado;
- Descubra quanto será pago e a data de depósito.
A consulta também pode ser feita ligando para a Central de Atendimento, número 135.