- A atualização do CadÚnico é obrigatória para manter o Bolsa Família;
- Somente com a atualização o governo reconhece a condição de vida da família;
- O titular do Bolsa Família é avisando quando esse processo precisa acontecer.
Uma das obrigatoriedades para conseguir se manter no Bolsa Família 2024 é fazer a atualização do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). Esta é uma responsabilidade do titular do benefício, aquele que representa a família, e que deve estar atento sobre o prazo.
Quem ainda não recebe o benefício, mas quer entrar no Bolsa Família 2024 deve realizar a sua inscrição no Cadastro Único. É importante saber, porém, que esta inscrição precisa ser renovada de forma periódica, seja para tentar a vaga que ainda não conseguiu, ou para se manter no programa que está sendo pago.
O Cadastro Único é uma plataforma de dados em que são depositadas informações sobre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. A partir disso eles passam a ser reconhecidos pelo poder público e poderão receber benefícios como transferência em dinheiro, acesso a alimentos e outros.
Nada mais é do que a forma que o governo encontrou de conseguir enxergar quem precisa de ajuda, por isso essa plataforma é tão importante. Há ainda a busca ativa, em que profissionais da assistência social da rede federal vão até as regiões mais afastadas em busca de inscrever as famílias no CadÚnico.
A partir disso, havendo disponibilidade de orçamento essas pessoas poderão receber o Bolsa Família 2024, o Auxílio Gás, e outros benefícios como desconto na conta de luz, cesta básica mensal, descontos em remédios e outros. Além dos benefícios federais, a inscrição vale para auxílios estaduais e municipais.
Quando a inscrição no CadÚnico precisa ser renovada?
Quem quer se manter no Bolsa Família 2024, ou tentar uma vaga no programa no próximo ano, precisa renovar a sua inscrição no CadÚnico. Caso os sistemas do governo cruzem dados e informações entre as plataformas e percebam que há irregularidades, qualquer pagamento feito será suspenso.
O auxílio bloqueado ou suspenso só volta a ser liberado caso os dados sejam atualizados, e a família continue cumprindo com os critérios que dão acesso ao benefício. Para evitar esse processo que pode ser mais demorado do que se imagina, é importante:
- Atualizar os dados cadastrais a cada dois anos; ou
- Sempre que houver mudanças na renda da família, para mais ou menos;
- Se um novo membro passar a fazer parte da família (nascimento), ou se um membro sair da família (falecimento, ou filho que se casou e saiu de casa, por exemplo);
- Na descoberta da gravidez;
- Troca de endereço residencial;
- Transferência de escola das crianças ou adolescentes.
Como a atualização do CadÚnico garante a entrada no Bolsa Família 2024?
Como foi explicado, a atualização do CadÚnico é que vai indicar para o governo a situação de vida daquela família, e consequentemente dar acesso ao Bolsa Família 2024. Essa é uma obrigação porque o intuito é fazer com que o governo consiga acompanhar a situação de vida daquele grupo.
Ao fazer a atualização o governo vai reconhecer:
- Qual o grau de vulnerabilidade daquela família, como estão vivendo, com quanto de renda, em que região da cidade, em quantos cômodos de casa, com acesso ou não a saneamento básico;
- Se há bebês, crianças, adolescentes ou gestantes que têm direito a bônus no Bolsa Família;
- Necessidade da família ser inclusa em mais benefícios e programas.
Como fazer a atualização no CadÚnico
Ao acessar o App Meu CadÚnico há uma mensagem indicando quando a próxima atualização no Cadastro Único precisa ser feita. Com cerca de seis meses antes do vencimento do seu cadastro o sistema já passa a notificar o titular com mais constância.
Essa mensagem também pode ser encontrada no App do Bolsa Família 2024, ou no extrato de pagamentos. Tendo essa obrigação, para não perder o direito ao benefício o cidadão precisa:
- Procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para atendimento;
- Solicitar a atualização dos dados do Cadastro Único;
- Levar documento de identificação de todos os membros da família, e comprovante de residência;
- Responder ao questionário socioeconômico;
- Finalizar sua atualização de cadastro.