Uma das obrigatoriedades dos titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é fazer a renovação dos seus dados cadastrais de forma periódica. Somente assim o pagamento continua garantido, e sem riscos de bloqueio ou suspensão. Atenção para quando essa atualização é necessária.
Alguns titulares do BPC têm recebido uma mensagem do Ministério do Desenvolvimento Social sobre a necessidade de renovação do seu benefício. A mensagem também pode ser enviada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), dependendo do motivo da atualização.
Quando o BPC precisa ser renovado no CRAS?
Existem algumas situações que dependem da atualização de dados do BPC no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), mais especificamente no Cadastro Único, para que o pagamento do auxílio continue. São momentos como:
- Dados desatualizados há dois anos;
- Troca de endereço;
- Mudança na composição familiar, chegada ou saída de mais um membro;
- Nascimento ou falecimento de alguém da família que mora no mesmo endereço;
- Aumento ou diminuição da renda.
Caso os dados não sejam atualizados o titular corre sério risco de ter seu pagamento suspenso, funciona como um punição por manter o governo desatualizado sobre sua situação de vida.
Quando o BPC precisa ser renovado no INSS?
A renovação do BPC no INSS vale, principalmente para pessoas com deficiência. Os idosos passam por avaliação social que acontece no CRAS, ou assistentes sociais que fazem busca ativa indo até a casa do titular.
Na agência do INSS é necessário que haja a renovação em situações como:
- Alteração na deficiência que permitiu o acesso ao benefício;
- Renovação da perícia médica para acompanhar a condição de incapacidade.
Como saber quando devo fazer a atualização?
O titular do BPC vai receber uma mensagem informando sobre a necessidade de atualização de dados, ou de uma nova perícia médica. O canal de comunicação usado é:
- INSS: aplicativo, ligação, SMS ou e-mail;
- Cadastro Único: aplicativo Meu CadÚnico, SMS ou extrato bancário.