O Nubank pensou em uma resposta para a crescente de tentativas de golpes envolvendo o nome do banco digital. Agora, o cliente terá um canal de contato direto com a instituição. A medida faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank. Veja detalhes e como se proteger.
O novo programa, intitulado ‘Alô Protegido’, é conscientizar o público sobre situações que podem parecer legítimas, remetendo ao banco, no entanto, não passam de golpes. Conforme o Nubank, essa introdução faz dele o primeiro banco em todo o mundo a apresentar esse tipo de serviço para seus usuários.
No Brasil, os bancos investem R$ 3 bilhões anualmente em proteção de seus dados e aplicativos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O cuidado se dá justamente pelo perigo de lidar com tentativas de trapaças.
Golpes do uso do Nubank
- Uma ligação informando que a conta está bloqueada e para desbloqueá-la é necessário fazer um PIX;
- Um link com uma promoção imperdível onde você recebe um depósito de dinheiro na hora;
- Uma mensagem de texto informando um problema na conta que seria resolvido baixando um novo aplicativo;
- Um suposto atendente do banco que entra em contado disposto a te ajudar em algo que você não solicitou ajuda;
- Todas essas situações são listadas pelo banco com tentativas de golpe, afinal, o Nu não age de nenhuma dessas formas.
Como evitar golpes envolvendo o Nubank?
O Nu afirma que, durante um atendimento podem ser solicitadas algumas informações pessoais, como: os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento.
Caso o suposto atendente solicite o CPF completo, não informe e desligue a ligação ou encerre o atendimento. Nesses casos o ideal é procurar o atendimento através de um dos canais oficiais:
- Chat no app
- E-mail: meajuda@nubank.com.br
- Telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).