Dona de casa tem direito a APOSENTADORIA pelo INSS? Veja os critérios

RECIFE (PE) — Atualmente, existem algumas formas do cidadão brasileiro conseguir se aposentar através do INSS. Porém, poucas são as pessoas que sabem que até mesmo as donas de casa podem ter acesso à uma aposentadoria via Previdência Social. Veja abaixo como obter acesso ao benefício.

Pensão por morte do INSS garante renda fixa para familiares dos aposentados
Dona de casa tem direito a APOSENTADORIA pelo INSS? Veja os critérios (Imagem: FDR)

O INSS concede uma série de benefícios aos cidadãos brasileiros. Entre eles, não só os aposentados, pensionistas e trabalhadores formais são contemplados. Existe a possibilidade de uma dona de casa conseguir a sua aposentadoria através da Previdência Social. Porém, é preciso que haja o investimento.

Assim como qualquer Microempreendedor Individual (MEI), as donas de casa também podem realizar o pagamento das suas contribuições ao INSS de maneira espontânea. No caso dos trabalhadores formais do país, estes realizam o pagamento de forma compulsória. Ou seja, é abatido do seu salário.

Quanto uma dona de casa pode receber através da aposentadoria do INSS?

No caso de uma dona de casa que esteja contribuindo com o mínimo, esta cidadã terá acesso ao piso da aposentadoria. Ou seja, esta pessoa receberá até um salário mínimo do INSS. Com isto, terá acesso à uma renda que definitivamente pode ajudar no longo prazo com o pagamento de alguma pendência financeira.

Esta ação vem sido aceita e feita por diversos cidadãos que desejam ter acesso à aposentadoria, mas não exercem a sua profissão de maneira formal. Aqueles que seguem o regime CLT e possuem a sua carteira de trabalho assinada realizam a sua contribuição de maneira mensal, sem que haja atraso ou escolha no depósito.

Como realizar o pagamento da contribuição?

Para as pessoas que estão em busca de realizar o pagamento da sua contribuição, é fundamental entender quais são os canais de comunicação do INSS. Veja abaixo como entrar em contato com o órgão e executar o pagamento:

  • Através do aplicativo “Meu INSS”, o cidadão pode ter acesso ao pagamento, como também outros serviços cedidos pelo órgão;
  • O interessado também pode visitar presencialmente uma agência do INSS em seu município;
  • Através do número 135, os brasileiros podem entrar em contato com a Previdência Social e realizar a retirada de dúvidas.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.