O Auxílio Brasil não está mais em vigor no país. Porém, 10 meses após a sua extinção, o programa social está causando problemas aos cofres públicos. Veja abaixo os detalhes de como verificar se está apto à indenização avaliada em R$ 15 mil que deverá ser paga pela Caixa Econômica Federal.
Aproximadamente quatro milhões de brasileiros tiveram os seus dados vazados pelo programa Auxílio Brasil. Com isto, a responsável pela gerência do programa, a Caixa Econômica Federal, foi condenada à indenizar os cidadãos prejudicados com R$ 15 mil. Desta forma, é fundamental saber se está apto ao recebimento.
Para que esta busca seja fácil e prática para as pessoas, o Instituto Sigilo abriu um canal de ajuda. Este site oficial do Instituto promove o acesso gratuito e rápido para que os beneficiários descubram se tiveram, ou não, os seus dados vazados. Para acessar o site do projeto, clique neste link e saiba mais.
Quais foram os dados vazados pelo Auxílio Brasil?
Após a divulgação deste vazamento, ocorrido no fim do ano passado, muitos beneficiários ficaram assustados com o fato. Isto porque ninguém autorizou que os dados fossem disponibilizados de maneira pública pelo programa. Portanto, veja abaixo quais foram os dados que foram vazados:
- Nome completo;
- Registro do CPF;
- Quantas parcelas havia recebido;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Número do Cartão do Benefício;
- Endereço.
O que disse a Caixa sobre o vazamento?
Em nota oficial divulgada após a decisão judicial, a Caixa afimou que não é culpada. Após levantamento interno realizado pela instituição financeira, a mesma afirma que não foram identificados argumentos que sustentam a tese de que ela é a causadora dos vazamentos.
Além disto, o banco também afirmou que vai recorrer a decisão e que está aberta à cooperar com as investigações para identificar, de acordo com a Caixa, o verdadeiro culpado pela divulgação ilegal de dados dos seus milhões de beneficiários.