O Governo do Mato Grosso do Sul iniciará em breve o pagamento de um novo auxílio de R$ 900. O benefício atenderá cuidadores de pessoas com deficiência que não têm atividade remunerada. O pagamento será realizado pelo estado com base em dados do CadÚnico.
Para selecionar as pessoas que receberão o dinheiro, o governo realizou um levantamento nas informações disponíveis no CadÚnico do estado. Por isso, é essencial que as famílias mantenham os dados atualizados.
Quem receberá o novo benefício?
- O programa pagará cuidadores não remunerados que realizam a atividade com pessoas com graus de deficiência dois e três.
- No grau dois não existe comprometimento cognitivo porém há necessidade de auxílio para atividades como higiene e alimentação.
- O grau três é constatado quando existe comprometimento cognitivo.
- Será liberado o valor mensal de R$ 900.
- O benefício é concedido pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e válido apenas naquela região.
- O objetivo é aumentar a qualidade de vida das em situação de vulnerabilidade social e econômica.
- A estimativa é que cerca de duas mil pessoas sejam beneficiadas.
- O valor será pago via Pix.
Para os cuidadores que exercem a atividade mas não foram selecionados, o Governo disponibilizou a opção de inscrição, que pode ser realizada por meio deste link.
Além dos cuidadores, as pessoas com deficiência também tem direito a um benefício que é pago pelo Governo Federal. O chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante o pagamento de um salário mínimo para brasileiros com algum tipo de deficiência.
Para receber, não é preciso ter contribuído com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além desse grupo, idosos com mais de 65 anos e que vivem em vulnerabilidade econômica também têm direito ao benefício.
Saiba mais sobre como funciona o BPC neste link.