Fez um PIX ERRADO? Veja como recuperar o dinheiro no aplicativo do Nubank!

Transações via PIX se tornaram uma rotina para muitos de nós. E, com a agilidade dessa modalidade, é comum que enganos aconteçam, levando a receber valores indevidos. No entanto, não se preocupe. Se você estiver no Nubank, o processo de devolução é rápido e descomplicado.

Nubank passa por instabilidades prejudicando os seus correntistas
Fez um PIX ERRADO? Veja como recuperar o dinheiro no aplicativo do NuBank! (Imagem FDR)

Primeiramente, é crucial destacar que há um limite de tempo para efetuar a devolução de valores via PIX no Nubank. Portanto, a regra de ouro é agir com rapidez.

Para realizar a devolução, siga estas etapas:

  • Abra o aplicativo do Nubank: Na tela principal, toque na opção “Conta” para acessar as suas movimentações financeiras.
  • Selecione a transação: Escolha a operação PIX que você deseja estornar e clique sobre ela para obter mais detalhes.
  • Inicie o processo: Selecione a opção “Precisa fazer um estorno”.
  • Toque no ícone de edição para inserir o valor que deseja devolver e confirme pressionando o botão roxo “Reembolsar”.
  • Por fim, confirme a devolução.

E quando o prazo tiver esgotado?

Nesse caso, você pode consultar o comprovante da transação, identificar o remetente e seus dados bancários para entrar em contato com ele e com a instituição financeira.

Se os dados do remetente estiverem protegidos, não se preocupe. Entre em contato com seu banco por meio do chat do aplicativo, e-mail ou telefone, explique a situação e busque uma solução.

Como recuperar dinheiro de um Pix errado?

Agora, você deve estar se perguntando se é possível cancelar um PIX enviado por engano. Bem, o cancelamento é viável apenas se a transferência estiver agendada e ainda não tiver sido concluída.

Se você enviou dinheiro erroneamente, o primeiro passo é tentar entrar em contato com o destinatário. O PIX oferece acesso aos dados do beneficiário, o que facilita a localização e a solicitação de devolução.

Caso o destinatário não coopere, você pode acionar o banco. Eles têm acesso aos dados do recebedor e podem intermediar o processo de reembolso junto à instituição financeira do destinatário.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.