Parece o NUBANK mas não é e banco alerta sobre GOLPES contra o roxinho

Campanha do Nubank alerta clientes sobre os golpes com uso do nome do banco. Iniciativa deve ajudar os brasileiros a se prevenir e evitar ter os dados ou dinheiro roubado. Veja quais são as dicas do roxinho mais querido dos brasileiros.

Parece o NUBANK mas não é e banco alerta sobre GOLPES contra o roxinho
Parece o NUBANK mas não é e banco alerta sobre GOLPES contra o roxinho (Imagem FDR)

No Brasil, os bancos investem R$ 3 bilhões anualmente em proteção de seus dados e aplicativos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, isso ainda não é suficiente para librar os brasileiros dos ataques de golpistas; para ajudar os seus clientes, o Nubank criou uma campanha com dicas para identificação das tentativas de golpes.

Golpes do uso do Nubank

Os golpes com uso do roxinho geralmente seguem um dos seguintes padrões:

  1. Uma ligação informando que a conta está bloqueada e para desbloqueá-la é necessário fazer um PIX;
  2. Um link com uma promoção imperdível onde você recebe um depósito de dinheiro na hora;
  3. Uma mensagem de texto informando um problema na conta que seria resolvido baixando um novo aplicativo;
  4. Um suposto atendente do banco que entra em contado disposto a te ajudar em algo que você não solicitou ajuda

Todas essas situações são listadas pelo banco com tentativas de golpe, afinal, o Nu não age de nenhuma dessas formas.

Como identificar um possível golpe com uso do Nubank?

Como dito, todas as situações acima são golpes, mas, caso ainda reste dúvidas, o banco alerta sobre a forma como não aborda os seus clientes:

O Nubank nunca solicita que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança em ligações e mensagens. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe”, informa o banco.

O Nu ainda afirma que, durante um atendimento podem ser solicitadas algumas informações pessoais, como: os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento.

Caso o suposto atendente solicite o CPF completo, não informe e desligue a ligação ou encerre o atendimento; nesses casos o ideal é procurar o atendimento através de um dos canais oficiais:

  • Chat no app
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.