Como emitir NOTA FISCAL pelo site do governo?

Desde o dia 1º de setembro deste ano, o MEI (Micro Empreendedor Individual) passou a ser obrigado a emitir nota fiscal pelo site do governo federal. Antes disso, o documento era preenchido no portal da prefeitura municipal em que a empresa estava instalada. Mas, agora recebeu atualizações.

Como emitir NOTA FISCAL pelo site do governo?
Como emitir NOTA FISCAL pelo site do governo? (Imagem: FDR)

Depois de uma resolução publicada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), o portal para emissão de nota fiscal do MEI começou a ser construído. Desde 1º de janeiro deste ano os empreendedores já podiam acessar o sistema para se ambientar, mas foi deixado como opcional.

Desde 1º de setembro, porém, todos aqueles que quiserem emitir um documento fiscal devem acessar o sistema do NFS-e Nacional (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica). A ideia foi unificar a nota e permitir que todas as informações prestadas sejam as mesmas, independente do local que a empresa está.

Tudo porque, como a emissão era uma responsabilidade da prefeitura, para conseguir fazer a nota fiscal o MEI precisava de uma autorização local. Depois, seguia o padrão do município, que era diferente em outros locais, logo embora todas as notas devessem conter informações chaves, eram diversos layouts.

Agora o documento fiscal possuí um único modelo em todo país. Além disso, a Receita Federal consegue acompanhar mais de perto todas as informações prestadas, porque o sistema foi criado e é gerenciado pelo Fisco.

Como emitir nota fiscal no emissor nacional?

Para emitir nota fiscal no emissor nacional, o MEI deve escolher entre a versão web (site), ou o aplicativo NFS-e Mobile. Depois disso, deve fazer o seu login seja criando um cadastro no site com dados pessoais ou CNPJ, usando o acesso do Gov.br ou o certificado digital. 

  • Acesse o portal do NFS-e Nacional;
  • Faça login em uma das três opções;
  • Ao acessar o painel, clique em “Nova NFS-e”;
  • Preencha os campos, com: data do serviço, se você é o prestador tomador ou intermediário, se o tomador do serviço está localizado no Brasil e quais seus dados;
  • Ao informar o CNPJ do tomador, que foi quem contratou seu serviço, clique na lupa que todos os demais campos serão preenchidos;
  • Informe onde o serviço foi prestado, e descreva a atividade;
  • Preencha o valor e a tributação;
  • Confira as informações e clique em “Emitir NFS-e”;
  • Agora é possível baixar o documento, visualiza-lo ou encaminhar.

De acordo com o G1, empreendedores têm relatado dificuldades para utilizar a plataforma. Como o sistema que saí do ar durante o dia, falha no registro da nota, e dificuldades de fazer o login.

Em sua defesa, a Receita Federal informou que o sistema trabalha normalmente desde a sua criação em 1º de setembro. E que os primeiros dias foram mais turbulentos devido ao número de acessos, mas atualmente o portal funciona sem erros.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com