Uma polêmica gira em torno da prestação de serviços do entregador de aplicativo. Afinal, o profissional é ou não obrigado a subir até o apartamento do cliente para concluir uma entrega. O tema veio à tona em meio à críticas no podcast, “O Poder dos Bastidores”.
A polêmica sobre os serviços do entregador de aplicativo foi evidenciada após relatos do jornalista, Rica Perrone. Ele contou ter feito um pedido pelo iFood e, quando a encomenda chegou, comunicou ao porteiro que não conseguia descer, pois estava trabalhando.
O entregador de aplicativo, por sua vez, informou que não poderia subir para entregar o pedido, solicitando que o jornalista descesse até a portaria do prédio. Contudo, minutos depois o trabalhador decidiu se dirigir até o apartamento após a insistência do solicitante em receber o pedido na porta de casa.
Rica Perrone contou que, dos 50 pedidos mais recentes feitos pela plataforma de delivery, este foi o primeiro em que o entregador de aplicativo se recusou a subir até o apartamento. A declaração do jornalista, no entanto, foi bombardeada por críticas negativas que instigaram questionamentos a respeito da conduta dele.
O relato se intensifica ainda mais após o jornalista contar ter arremessado o pedido contra o entregador de aplicativo, momento em que ambos trocaram ofensas. O entregador Marcio Machado, por sua vez, informou via Instagram não ter ofendido Rica Perrone, o que, segundo o jornalista, foi o motivo da agressão.
Obrigações do entregador de aplicativo
Segundo a política do próprio iFood, o entregador não é obrigado a subir até o apartamento do cliente. A plataforma defende que o ato do solicitante em descer até a portaria agiliza a entrega e demonstra respeito e empatia com o serviço de delivery.
“A obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for ao condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores”, explicou Diego Barreto, vice-presidente de estratégias e finanças do iFood.
Projeto de Lei em defesa ao entregador de aplicativo
O deputado federal André Janones informou a intenção de elaborar o Projeto de Lei (PL) ‘Rica Perrone’ contra a agressão de entregadores inspirado no caso relatado acima. O intuito é punir atos de ameaça e agressão voltados aos profissionais prestadores de serviços via aplicativo.
“Já vinha há um tempo trabalhando em um projeto que tipifica a ameaça, quando ela ocorre com trabalhador durante o exercício laboral. Ainda essa semana vou protocolar o projeto “Rica Perrone”, que visa punir exemplarmente todas as ameaças e agressões contra entregadores e demais prestadores de serviços”, publicou Janones.