O Drex é mais um dos produtos criados e desenvolvidos pelo Banco Central. Por ser recente, tem gerado uma série de dúvidas. Há suspeitas de que este método de pagamento venha para substituir o dinheiro de papel e as moedas, mas será que é essa a função dele?
O Drex é o Real, também chamado de real digital, só que em outra plataforma. Então, se você transferir um Drex para a sua conta bancária, ou sacar do caixa, você vai sacar um real, porque ele equivale a um real.
O Drex será uma versão eletrônica da cédula de real, ele deve utilizar a tecnologia blockchain, a mesma das criptomoedas, mas não será uma criptomoeda. Essa tecnologia é considerada ‘à prova de hackers’, nela, os dados são transmitidos de forma rápida e segura.
A atual fase do projeto, que está conectando as instituições participantes à rede e resolvendo as questões de privacidade, vai até 2024. Após essa fase, o Banco Central (BC) vai conseguir visualizar um prazo para testes, talvez até o início de 2025.
O Drex vai substituir o dinheiro de papel e as moedinhas?
A ideia é trazer mais uma alternativa de representação da moeda, utilizando mais tecnologia. O Drex é o real do dia a dia, agora em uma tecnologia mais adequada para as transações digitais.
A moeda digital não vai substituir o papel, a moedinha, o pagamento bancário ou o Pix. Ele poderá ser utilizado nas operações que forem mais convenientes para cada pessoa.
A moeda digital vai ser usada através do aplicativo do banco, da instituição financeira que for escolhida. A pessoa não vai acessar diretamente o real digital, não tem que baixar nenhum aplicativo para poder acessar.
Diferenças entre o Drex e o Pix
A grande diferença entre eles é a essência de cada um deles. O Pix é uma ferramenta para transações financeiras instantânea, o Drex é a própria moeda, sendo a primeira moeda oficial virtual do país.
Desta forma, o Pix é um dos métodos de transferência de valores disponível no Brasil, enquanto o real digital é o dinheiro que pode ser transferido.
Os brasileiros poderão usar o real digital para efetuar transferências via Pix e também através de outras modalidades.