Governo brasileiro anuncia NOVA MOEDA e você precisa conhecer suas vantagens

Você sabia que o Brasil terá uma nova moeda? Isso mesmo, ela foi anunciada recentemente, já tem nome e até dada para estar disponível. Mas, será que essa moeda vai substituir a cédula de Real? Quais as vantagens dela? Entenda agora!

Governo brasileiro anuncia NOVA MOEDA e você precisa conhecer suas vantagens
Governo brasileiro anuncia NOVA MOEDA e você precisa conhecer suas vantagens (Imagem: FDR)

você pode não saber, mas, o Brasil terá uma nova moeda em breve, mas, calma, que vamos te explicar melhor. O Drex foi anunciado pelo Banco Central há alguns dias e já tem animado bastante os brasileiros.

A moeda é lançada depois do grande sucesso do Pix, que se tornou um dos principais meios de pagamento no país.

Nova moeda vai substituir o Real?

Não, essa não é a intenção do Banco Central, pelo contrário; o Drex será uma espécie de representação do Real. Ele está sendo criado para ser uma utilizado apenas no mundo virtual.

A cotação do Drex deve seguir a cotação do Real e o seu funcionamento será mais ou menos da seguinte forma: um cliente de um banco faz um depósito em uma carteira virtual e esse valor será convertido em Drex.

Com isso, ele pode realizar as transações que deseja e sem perder um centavo, já que um Drex equivale a R$ 1.

Quais as vantagens do Drex?

De modo geral, os brasileiros contarão com um ambiente seguro, eficiente e rápido para realizar as transações. O que o BC pretende é tornar os serviços financeiros mais ágeis, o que afeta o cotidiano do brasileiro.

“O Drex vai trazer mais rapidez, praticidade e menor custo para várias transações contratuais e financeiras que fazemos hoje”, explica Maurício Moura, diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Banco Central.

Outro impacto é a função da progamabilidade, que vai trazer aos brasileiros mais segurança em compra/venda de alto valor, por exemplo.

“Com a função de programabilidade do Drex não importa quem vai fazer o primeiro movimento, pois o contrato só será concluído quando as duas coisas acontecerem. Assim, dinheiro e a propriedade serão transferidos de forma simultânea. Se uma das partes falhar, o montante pago e o carro voltam para seus respectivos donos”, exemplifica o diretor.

O Drex deve estar disponível para os brasileiros no final de 2024.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.