Uber com direitos: Veja como se aposentar e receber auxílios como motorista

Nos últimos anos, o Brasil viu um incrível aumento no número de motoristas ativos em aplicativos, como Uber e 99. Essa atividade profissional oferece a liberdade financeira que muitos desejam. Mas, um dilema surge: é necessário se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)?

Uber com direitos: Veja como se aposentar e receber auxílios como motorista (Imagem FDR)

Na verdade, ser um MEI pode ser a virada de chave para os motoristas de apps. Esse formato empresarial traz segurança e acesso a benefícios previdenciários, um grande salto para os profissionais do volante.

É importante destacar que não é obrigatório ser um MEI para trabalhar como motorista de aplicativo. Grandes empresas como Uber e 99 não exigem um CNPJ para utilizar as suas plataformas.

No entanto, ao se tornar um microempreendedor individual, o motorista passa a contribuir mensalmente com o INSS, abrindo portas para aposentadoria e outros benefícios que podem ser úteis durante a caminhada profissional.

CNPJ para motoristas da Uber/99

Vale destacar que ter um CNPJ MEI para motorista de aplicativo é uma forma de regularizar a sua atividade profissional e, como vantagem, ter acesso a alguns benefícios fiscais e previdenciários.

O MEI recebe um CNPJ assim que formaliza o negócio e, dessa forma, pode emitir notas e até contratar um funcionário. Em troca, é preciso seguir as regras desse regime para continuar com o registro ativo. Dentre os principais critérios, temos:

  • Faturar, no máximo, R$ 81 mil por ano.
  • Contribuir mensalmente com o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
  • Declarar anualmente os rendimentos da empresa.
  • Não ter sócios.
  • Não ter outra empresa aberta e nem estar envolvido na administração de outro negócio.

Como abrir uma empresa MEI

O passo a passo para abrir a sua empresa é simples:

  • Acesso ao Portal gov.br: Primeiramente, é necessário possuir uma senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal, conhecido como Plataforma gov.br.
  • Cadastro na Plataforma gov.br: Caso ainda não possua a senha de acesso, clique na opção “Fazer Cadastro” para criar uma conta na plataforma.
  • Acesso ao Portal do Empreendedor: Após obter a senha de acesso, entre no Portal do Empreendedor, um espaço dedicado ao MEI.
  • Verificação da Atividade: Utilize a função “Quem pode ser MEI?” no portal para verificar se a atividade que você exerce está autorizada para o registro como MEI.
  • Solicitação de Formalização: Se a sua atividade for permitida, clique em “Quero ser MEI” para iniciar o processo de formalização.
  • Início da Formalização: Prossiga clicando na opção “Formaliza-se”, indicando seu desejo de formalizar-se como MEI.
  • Preenchimento do Cadastro Online: Complete o cadastro online, fornecendo todas as informações necessárias para a formalização do seu negócio.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.