Uber anuncia DEMISSÕES EM MASSA e deixa motoristas PREOCUPADOS

Mais uma empresa anunciou demissões em massa nesse ano o que colocou os motoristas em alerta. A Uber oferece o serviço de transporte de pessoas e mercadorias em praticamente todo o país. Entenda melhor a situação da companhia e os desdobramentos.

Uber anuncia DEMISSÕES EM MASSA e deixa motoristas PREOCUPADOS
Uber anuncia DEMISSÕES EM MASSA e deixa motoristas PREOCUPADOS (Imagem: FDR)

A mais nova empresa a entrar para a lista de companhias que fizeram demissões em massa nesse ano foi a Uber. Na última semana a empresa anunciou que reduziria o seu quadro de funcionários, mas, será que os motoristas brasileiros serão afetados por esse corte?

Os anúncios de redução dos quadros de funcionários das empresas colocam o mercado em atenção; e os colaboradores que estão de alguma maneira ligados à empresa em questão.

Demissões em massa na Uber

As demissões não serão feitas no Brasil e sim nos EUA, segundo o comunicado enviado pela empresa aos colaboradores, as demissões em massa no Uber foram adotadas como consequência da crise econômica enfrentada pelo país

Na tentativa de reduzir os custos em meio às condições econômicas duras a empresa reduziu em 35% a equipe de recrutadores.

Ou seja, 1% do número global de funcionários; ao todo o Uber tem 32.700 funcionários espalhados pelo mundo.

“com a baixa rotatividade, a equipe de Aquisição de Talentos teve que ser redirecionada de acordo com a nova estratégia de contratação da companhia e teve que ajustar a empresa rumo ao sucesso contínuo”, afirmou a empresa no memorando assinado pelo Diretor de Pessoal da Uber, Nikki Krishnamurthy e acessado pelo The Wall Street Journal.

Essa não é o primeiro corte feito pela empresa nesse ano, os setores de frete e operações de entregas de comida também já sofreram redução em 2023.

Vale lembrar que os motoristas são considerados parceiros e não funcionários e, até então, nenhuma das demissões em massa feitas pelo Uber afeta esses trabalhadores.

O cenário econômico tem sido desafiador não somente para o Uber, a Lyft, concorrente da empresa, já demitiu mais de 30% do seu quadro de funcionários; e a Grubhub, concorrente em entrega de comida, anunciou a redução em 15% dos seus funcionários.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.