Cronograma de pagamento do piso da enfermagem foi feito entre o Ministério da Saúde, estados e municípios. O Governo vai garantir milhões de Reais para o pagamento dos profissionais. Veja até quando você deve ser receber!
Depois de muita luta, o piso da enfermagem deve finalmente ser pago nesse mês de agosto. O calendário foi proposto pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, incluindo o Distrito Federal. Inclusive, no começo desse mês de agosto, os enfermeiros federais receberam três parcelas referentes aos meses de maio, junho e julho.
“Esse é um momento histórico e muito importante em que estamos encerrando um ciclo de tantas discussões e desafios, sempre abertos à correção de rumo. A confiança recíproca [entre União, estados e municípios] é a base para um bom trabalho em relação ao piso”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Pagamento do Piso da Enfermagem
O pagamento só é possível através do repasse do auxílio complementar no valor de R$ 7,3 bilhões. Que deve ser feito pelo Governo Federal até o dia 21 de agosto.
O acordo sobre o calendário foi feito na última quarta-feira, 9, entre o Ministério da Saúde; representantes de outras áreas do Governo; e representantes dos estados.
O valor destinado a cada estado e município deve cobrir o pagamento de todos os enfermeiros. Afinal, os R$ 7,3 bilhões foram determinados após o levantamento de dados dos profissionais da enfermagem.
Essa apuração foi feita em cada estado, município e no Distrito Federal para que o valor destinado realmente contemplasse todos os profissionais.
O pagamento deve ser feito tanto aos enfermeiros ligados ao Ministério da Saúde, quanto aos estados e municípios.
Mas, é importante ficar atento, pois, o piso da enfermagem será pago em nove parcelas, que são retroativas ao mês de maio e incluem o 13 º salário.
Os pagamentos serão feitos até o mês de dezembro de 2023. Você pode conferir os critérios de distribuição e o valor que os estados receberão, através da edição extra do Diário Oficial da União (DOU).