O Nubank, queridinho entre os bancos digitais, deu um pronunciamento sobre alguns cortes que surpreenderam e chegou a assustar os usuários do cartão roxinho. De acordo com a empresa, esse corte aconteceu devido a um movimento de reestruturação da área de operações.
Na quarta-feira (7), o roxinho anunciou a demissão de 296 funcionários. O banco confirmou que os cortes foram feitos no setor de Operações no Brasil, que agora fundirá duas equipes, “com uma gestão integrada de todos os produtos e serviços”.
Com a reestruturação, de acordo com o banco, “algumas funções e posições se tornaram redundantes“. Além das demissões, outros funcionários foram “reposicionados internamente“.
Apesar de estar em um bom momento operacional e de mercado, com as ações subindo 65% no ano – 30% só no mês passado, a demissão é a maior anunciada pela empresa nos últimos meses.
Em janeiro, o banco digital demitiu 40 funcionários e encerrou sua área de assessoria de investimentos, e houve relatos de outras demissões pontuais nos últimos meses. Atualmente, a empresa possui cerca de 8 mil funcionários.
O banco informou, via nota, que as áreas de operações, antes divididas em unidades para cada produto, agora serão centralizadas.
O que o Nubank comentou sobre a ação
Em nota sobre demissões, o banco digital deixou claro quais as medidas tomadas e no que isso afetará os clientes.
“O Nubank comunicou aos funcionários afetados a decisão de desligamento, agradeceu pelo trabalho realizado, e ofereceu um pacote de benefícios, que inclui salários adicionais por tempo de casa, extensão temporária do plano de saúde, e uma verba de apoio para recolocação no mercado. As movimentações ocorrem em funções administrativas, e não terão impacto no atendimento final ao cliente.” Nubank, em nota sobre demissões.
Situação do banco
Os cortes anunciados recentemente vêm em um momento de “bonança” para o Nubank em meio a um cenário complicado para empresas de tecnologia e startups. Enquanto as fintechs viram secar as fontes de financiamento com taxas de juros altas no Brasil e nos Estados Unidos, o Nubank está em seu melhor momento operacional, apresentando lucro e competindo em valor de mercado com os gigantes do mercado bancário brasileiro.
Ao completar uma década de história, o CEO do Nubank, David Vélez, reforçou que o banco consegue se financiar sozinho e não depende mais do financiamento de venture capital (que abastece as startups).
O crescimento, no entanto, continua no radar, com foco na expansão da operação no México. Como parte da estratégia de crescimento no Brasil, na última semana o banco iniciou uma campanha inédita de marketing em parceria com o Jornal Nacional, da TV Globo.